Participamos do

Praça Portugal é entregue após obras de requalificação

O projeto foi reformulado e a praça central teve redução de quatro metros de raio, mas manteve as características do logradouro
20:57 | Set. 02, 2016
Autor Domitila Andrade
Foto do autor
Domitila Andrade Repórter Esportes
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Iniciada no fim de abril, as obras da Praça Portugal, na Aldeota, foram concluídas e a requalificação do espaço foi inaugurada nesta sexta-feira, 2. O projeto, que inicialmente gerou polêmicas, foi reformulado e a praça central, onde fica a Esfera Armilar, teve redução de quatro metros de raio, mas manteve as características do logradouro. Quem a visitava na noite desta sexta-feira dizia se admirar com a beleza do novo espaço.

A redução na praça deu lugar a mais uma faixa de trânsito, destinada ao melhor deslocamento do transporte público. A ciclofaixa da avenida Dom Luis agora tem continuidade e ganhou espaço, contornando a praça.

[FOTO3]

Outro destaque são as faixas de pedestre, equipadas com botoeiras, que facilitam o acesso de transeuntes a praça central e o trânsito entre as quatro praças laterais criadas.

No total - o conjunto da central com os espaços laterais - conforme a Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente, a praça teve sua área aumentada em 37,76%, passando de 7.545,49 m² para 10.394,12 m²
[FOTO2]
As árvores também foram, quase em sua totalidade, mantidas. A Seuma estima que a cobertura de áreas verde tenha inclusive aumentado no espaço em 90%.

Homenagem
O empresário Ivens Dias Branco, descendente de portugueses, agora é homenageado com uma estátua, que representa a importância da comunidade portuguesa para o desenvolvimento de Fortaleza.
[SAIBAMAIS3]
Presentes
O governador Camilo Santana (PT) e a titular da Seuma, Águeda Muniz, estiveram presentes na inauguração. Águeda ressaltou a simplicidade do projeto. Camilo destacou o papel de espaço de convivência que a praça tem.
[FOTO4]
Adotada
A praça foi adota por meio do Programa de Adoção de Praças e Áreas Verdes e será mantida pelas empresas C. Rolim Engenhairia, Marquise e Consórcio Fujita Engenharia e Mercurius Engenharia.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Linha do tempo

Dezembro de 2013 - Anúncio de projeto com criação de um túnel para o acesso de pessoas ao centro da Praça.

8 de março de 2014 - Projeto polêmico previa destruição da praça central que daria lugar a um cruzamento e a criação de quatro praças laterais. O projeto era a integração do Binário Santos Dumont - Dom Luís e  deveria ser feito até primeiro semestre de 2014.

11 de março de 2014 - Ministério Público recomenda suspensão do ínício das obras na praça. A obra previa a retirada, com replantio, de 202 árvores, e segundo o MP não teria passado por discussão com a sociedade. Rebatendo às críticas ao projeto, o prefeito Roberto Claúdio disse: "Isso não é uma praça, é uma rotatória".

12 de março de 2014 - Prefeito diz que vai enviar projeto para Câmara Municipal e dá seguimento ao binário. Comunidade portuguesa defende a permanência da praça.

12 de abril de 2014 - Ativistas pintam faixas de pedestre para ter acesso à praça.

16 de abril de 2014 - Secrtaria de Cultura de Fortaleza recebe pedido de tombamento da praça feito pelo vereador João Alfredo.

19 de maio de 2014 - Prefeitura começa a liberar o Binário. Obra na praça continua inviabilizada.

21 de maio de 2014 - Câmara cria comissão para analisar projeto de lei que permitiria obra.

25 de maio de 2014 - MPE prevê entrar com ação de tombamento da praça.

4 de julho de 2015- Conselho de Proteção ao Patrimônio Histórico (Comphic) nega recurso para início de obra da praça.

27 de agosto de 2015- Prefeitura prevê início das obras para outubro de 2014.

18 de setembro de 2015- Tribunal de Justiça libera obra.

17 de dezembro de 2015- Prefeitura prevê início das obras para março de 2015.

6 de março de 2015- Novo pedido de tombamento tramita na Secult.

10 de abril de 2015 - Vice-cônsul de Portugal declara estimar que o projeto da praça seja modificado para a manutenção da praça central.

28 de maio de 2015 - Secretaria de Cultura de Fortaleza declara que tombamento não é cabível, sem submeter proposta ao Conselho de Proteção ao Patrimônio Histórico.

17 de junho de 2015 - Conselho Estadual de Patrimônio Cultural (Coepa) arquiva tombamento. Prefeitura anuncia início das obras até setembro. 

22 de outubro de 2015 - Prefeitura anuncia estudo de novo projeto que mantem a praça central, com redução de 4 m de raio. Projeto ainda gera polêmicas e opiniões contrárias.

5 de novembro de 2015- Prefeitura define projeto final da praça, com manutenção da central e contrução de praças laterais.

17 de fevereiro de 2016- Prefeitura pleiteia custeio integral da obra pela iniciativa privada.

18 de abril de 2016- Início das obras, com  anúncio de  retirada de duas  árvores e replantio de outras 10.

25 de maio de 2016- Prazo de entrega para setembro é defendido pela Prefeitura.

20 de julho de 2016 - Quarto subterrâneo soterrado por obras anteriores, que era casa de maquinas e dependência de apoio ao pessoal da manutenção, é revelado durante obras.

2 de setembro de 2016- Inauguração 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente