Participamos do

Internada com pneumonia grave, Laurinha pode receber alta nesta sexta

Laura Praciano Cruz acordou do coma em dezembro do ano passado, mas ainda respira com ajuda de aparelhos
19:40 | Set. 01, 2016
Autor Rubens Rodrigues
Foto do autor
Rubens Rodrigues Repórter do OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A menina Laura Praciano Cruz, de apenas dois anos, está internada há nove dias com quadro grave de pneumonia. Conforme o pai, Ádamo Cruz, a estratégia médica era que ela fosse liberada no começo da semana, mas o problema respiratório não apresentou a involução esperada. Uma bateria de novos exames deve ser realizada na manhã desta sexta-feira, 2. A expectativa é de que Laurinha já receba alta.
  
O pai conta que ela contraiu a infecção em casa e foi tratada de acordo com a necessidade, mas o problema se consolidou "com força". Ádamo diz ainda que a pneumonia é decorrente da própria situação em que a menina se encontra, respirando com ajuda de aparelhos. "Nós nos vimos obrigados a interná-la. Ela continuar no ambiente hospitalar, onde tem melhores condições de ser tratada, também foi uma estratégia. Agora o quadro está mais favorável", diz.
 
Ádamo considera que a estadia não deve mais se alongar. Laura ainda tem duas incisões abertas - uma na barriga e outra no pescoço, onde foi aberta sonda para a traqueia. "Ela ter essas incisões abertas aumenta a possibilidade de ter infecção, mas tudo indica que em breve estaremos em casa. Pelos sintomas e condição clínica, já notamos que ela está bem melhor". 
 
Laurinha foi internada, pela última vez, em outubro do ano passado. O tempo entre as internações surpreende, de forma positiva, a família e a equipe médica. Mas o fato é acompanhado com cautela. "As pessoas que se informam da situação não fazem ideia do que a gente passa. Sempre que ela é internada é porque a situação é grave", afirma. A menina se encontra no Hospital Regional Unimed Fortaleza (HRU). "Faço especial agradecimento à equipe médica. Fomos tratados com todo carinho e cuidado lá".
 
Justiça 
 
Enquanto a saúde de Laurinha é tratada, a família aguarda a evolução do processo criminal contra as pessoas envolvidas. Reportagem publicada pelo O POVO, em dezembro do ano passado, mostrou que a morte da mãe, Paula Teixeira Praciano, foi causada por "choque anafilático devido a efeito adverso de droga ou medicamento correto e administrado de maneira apropriada", como consta no laudo cadavérico.
 
A família aguarda ainda pronunciamento da Justiça sobre o processo cívil movido contra o hospital Gastroclínica, onde o parto foi realizado. "A vida da minha mulher e a sequela que ficou na minha filha não tem valor que pague", desabafa. "Só queremos que as pessoas responsáveis paguem por isso. Esse é nosso maior anseio".

Entenda o caso

Laura Praciano Cruz nasceu em 6 de fevereiro de 2014. A mãe dela, Paula Teixeira Praciano, morreu durante o parto, após ser medicada com kefazol. O remédio provocou choque anafilático. Consequentemente, Laurinha ficou sem oxigênio. Ela ficou internada na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital e Maternidade Gastroclínica nos primeiros seis meses. Depois, foi transferida para o HRU.

O grupo de apoio à família no Facebook, surgido a partir da campanha #AcordaLaurinha nas redes sociais, já conta com mais de 126 mil membros. Laurinha acordou do coma em dezembro do ano passado, mas ainda respira com ajuda de aparelhos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente