Participamos do

Fortaleza recebe atividades de conscientização sobre a doença de Alzheimer

17:33 | Set. 14, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) realiza neste mês de setembro, em parceria com o Acré, uma série de atividades para conscientizar a população sobre a doença e alertar para a importância do diagnóstico precoce. Em Fortaleza, a programação inicia nesta sexta-feira, 16, com o V Curso de Orientação ao Familiar Cuidador de Idosos com Demência.

O alzheimer atinge 1,2 milhão de pessoas no Brasil, enquanto que no mundo são cerca de 45 milhões de pessoas diagnosticadas com a doença, segundo dados da rganização Alzheimer's Disease International (ADI). As açõe da ABRAz, ocorrem em 18 estados brasileiros, com o objetivo de chamar atenção ainda para os direitos dos doentes.

Thais Cuperman Pohl, neurologista e gerente médica da área de Sistema Nervoso Central do Aché, um dos efeitos mais graves da doença é a perda do funcionamento cognitivo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A ADI aponta ainda que a cada quatro segundos, um novo caso de demência é detectado no mundo. Além disso, a previsão é de que seja registrada uma ocorrência a cada segundo, em 2050.

“No Brasil, apenas 14% da população com a doença recebe tratamento adequado. Se detectada no início da doença, a progressão da DA pode ser desacelerada e os sintomas da doença podem ser melhor controlados, permitindo que o indivíduo viva com mais qualidade de vida”, afirma Thais.

SERVIÇO
Mês Alzheimer em Fortaleza
Programação:
- V Curso de Orientação ao Familiar Cuidador de Idosos com Demência (“Demência: da Prevenção ao Tratamento”)
Data: 16 e 17/9
Local: Lar São Vicente de Paulo
Horário: 8h às 17h

- Dia Mundial da Doença de Alzheimer – Ação Nacional Informativa
Data: 21/9
Local: Shopping Rio Mar
Horário: 10h30 às 18h30
Shopping Del Paseo
Horário: 11h às 17h

- III Fórum Científico Sobre Demências: Avaliação Diagnóstica
Data: 23 e 24/9
Local: Universidade de Fortaleza – UNIFOR
23/09 – Horário: 19h
24/09 – Horário: 8h às 16h
Público Alvo: Profissionais e estudantes
Convidados: Dr. Fabiano Moulin e Dra. Letícia Décimo

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente