Participamos do

Colecionadores reúnem história e memória no 13º Encontro de Multicolecionismo do Ceará

Em três dias de exposição, o público poderá conferir uma variedade de coleções de diversos estados do Brasil. O evento é gratuito
13:34 | Set. 14, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

O interesse por reunir, em um só lugar, diferentes tipos de coleções foi o ponto de partida para a realização do Encontro de Multicolecionismo do Ceará, que chega à sua 13ª edição em 2016. Entre esta quinta-feira, 15, e o sábado, 17, cerca de 45 colecionadores de todo Brasil apresentam seus acervos que variam de cédulas e moedas raras até cartões telefônicos.

No evento aberto à visitação, o público terá acesso a coleções de diversas categorias, como  filatelia (selos), numismática (cédulas e moedas) e telecartofilia (cartão telefônico). Os visitantes, além da troca ou comercialização, poderão fazer avaliação gratuita de materiais.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Idealizado pelo cearense Sérgio Pinheiro, o evento surgiu em 2003, após o incentivo de amigos colecionadores de outros estados. Após 12 edições ininterruptas, o cearense comemora o feito: “É um encontro satisfatório. A maioria das pessoas vem como comerciante, outras como amigos em busca de peças que não têm. Aí eles vêm, a gente brinca, coloca a conversa em dias”.

A paixão de Sérgio é compartilhada também com a esposa, Vera Lúcia Pinheiro. A médica aposentada tem um conjunto de mais 70 mil cartões telefônicos diferentes, que acumula desde o primeiro cartão emitido no Ceará, de 1992, até o último lançado, de 2007. Já o esposo coleciona mais de duas mil canetas de propaganda. Todas as coleções ficam preservadas na casa do casal.

Alguns dos participantes do encontro já estão em Fortaleza. Um deles é o empresário de Pelotas (RS), Leandro Ness. O gaúcho, de 42 anos, fez da paixão a profissão e se tornou numismata profissional, que é quem comercializa cédulas e moedas. “Comecei a juntar (dinheiro) para comprar uma bicicleta e depois comecei a participar de exposições, eventos... Aí vi que era isso que queria pra minha vida, profissionalmente”, orgulha-se.

Apesar de comemorar mais uma edição do encontro, Sérgio preocupa-se com o futuro do colecionismo. Para ele, falta mais divulgação e o eventos deveriam ser “multi”, ou seja, abranger diversas categorias. “O futuro para o nordeste eu estou achando pouco (sic). Porque praticamente só tem o meu evento de divulgação. As pessoas aqui são muito isoladas e o isolamento atrapalha o futuro”, critíca.

Serviço

13º Encontro de Multicolecionismo do Ceará

Data: 15, 16 e 17 de setembro
Horário: 9h às 18h
Onde: Hotel Praia Centro (CE) - Fábrica de Negócios – Foyer
Endereço: av. Monsenhor Tabosa, 740 -  Praia de Iracema, Fortaleza-Ce
Entrada: gratuita

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente