Participamos do

Ciclofaixa de Lazer tem três rotas neste domingo

A Ciclofaixa de Lazer completa dois anos no próximo dia 21 e já é considerada pela Prefeitura uma das principais opções de programação cultural e esportiva aos domingos, em Fortaleza
20:10 | Set. 16, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

O Passeio Público, no Centro da Capital, será destino das três diferentes rotas da Ciclofaixa de Lazer deste domingo, 18, entre elas, os novos percursos pelas zonas Sul e Oeste.  Os trajetos, preparados das 7 às 13 horas, sairão dos bairros São Gerardo, Montese e Cocó. Os usuários também contarão com quatro pontos de apoio, que oferecem serviços gratuitos nos 21 quilômetros da Ciclofaixa, para segurança e comodidade dos ciclistas.
[SAIBAMAIS]

Pela nova Rota Oeste, os ciclistas poderão trafegar pelas ciclovias das avenidas Bezerra de Menezes e Domingos Olímpio, iniciando a partir da Praça Jonas Freitas, conhecida como Praça dos Animais ou Praça do North Shopping, no bairro São Gerardo, ao Passeio Público, num percurso de 4,7 quilômetros. O circuito passará pelas ruas Três e Braz de Francesco, seguindo pela avenida Bezerra de Menezes, depois pela rua Justiniano de Serpa, em seguida para a avenida Domingos Olímpio e rua Senador Pompeu, onde finaliza no ponto de convergência do Passeio Público, por trás da 10ª Região Militar.
 
Já a nova Rota Sul, com aproximadamente 6,3 quilômetros, liga a Praça da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Montese, ao Passeio Público. O percurso partirá da avenida Professor Gomes de Matos, seguindo pela rua Pré Nove, depois pela avenida dos Expedicionários e rua Senador Pompeu, chegando à rua João Moreira, onde finaliza no Passeio Público.
 
A já conhecida Rota Leste, com cerca de 10 quilômetros, permanece saindo do início da ciclovia da avenida Washington Soares, passando pela Praça Portugal e pelo Ponto de Apoio do Anfiteatro do Parque do Cocó, que dessa vez estará ao lado do Mirante do Parque, com acesso pela avenida Engenheiro Santana Júnior, ao lado do viaduto da avenida Padre Antônio Tomás.  O percurso seguirá pela rua Valdetário Mota, e pelas avenidas Santos Dumont, Avenida dos Jangadeiros, Júlio Abreu, Dom Luís, Senador Virgílio Távora, rua Júlio Ibiapina, além da Avenida da Abolição e avenidas Desembargador Moreira, Beira Mar, Rui Barbosa, Historiador Raimundo Girão, Almirante Barroso, Pessoa Anta e Alberto Nepomuceno, até a rua Dr. João Moreira, onde finaliza no Ponto de Apoio do Passeio Público.
 
Pontos de Apoio
Para dar suporte aos cliclistas, a Ciclofaixa de Lazer oferecerá agora quatro pontos de apoio, divididos no Passeio Público (Centro), Praça Jonas Freitas (São Gerardo), Praça da Igreja Nossa Senhora Aparecida (Montese) e no Anfiteatro do Parque do Cocó. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e da Guarda Municipal acompanham as rotas.
 
Nos pontos de apoio haverá aluguel de bicicletas, distribuição de mudas de pequeno e de médio porte, plantas nativas (ipê, pau-branco, cedro, cajueiro, acerola, goiaba) e ornamentais (mino-alamandra, espadinha, mini- lacre, beijinho), além de atendimento do SAMU.
 
No ponto de apoio do Passeio Público e na Praça Jonas Freire, haverá cadastramento do Bilhete Único e do projeto Bicicleta Integrada, por parte do Sindiônibus, bastando apresentar CPF, RG e comprovante de endereço atualizado.
 
A Ciclofaixa de Lazer completa dois anos no próximo dia 21 e já é considerada pela Prefeitura uma das principais opções de programação cultural e esportiva aos domingos, em Fortaleza. Inauguradas no último dia 4, as novas rotas Oeste e Sul têm o apoio institucional do Extra.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

[FOTO2]

10ª Região Militar
Equipamento cultural que também está em funcionamento aos domingos, no Centro da cidade, tem entrada pela avenida Alberto Nepomuceno, em frente ao Mercado Central. A visita guiada acontece na manhã do domingo, das 9 às 12 horas. É permitido estacionar as bicicletas em espaço no interior da fortificação.
 
Museu da Indústria
Localizado na rua Dr. João Moreira, 143 (esquina com a rua Floriano Peixoto), o Museu da Indústria valoriza e preserva as memórias de cinco séculos de desenvolvimento da história industrial cearense e está disponível para visitas aos domingos, de 9 às 13 horas, desenvolvendo a campanha “Cultura e bem-estar pedalam juntos”. O espaço recebe e guarda as bicicletas dos visitantes.


Oportunidade
A Prefeitura de Fortaleza abre espaço para instituições e organizações que desenvolvem projetos ou programações dentro do percurso da Ciclofaixa de Lazer interessadas em fazer parte das atividades culturais aos domingos. As propostas podem ser enviadas para o e-mail gestaocicloviaria@gmail.com.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente