Participamos do

Botijões de gás são apreendidos em depósito irregular na Messejana

Depósito não seguia normas de segurança da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Dos botijões apreendidos, 68 estavam cheios
20:01 | Set. 02, 2016
Autor Amanda Araújo
Foto do autor
Amanda Araújo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Polícia Civil apreendeu 74 botijões – sendo 68 cheios - de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), conhecido como gás de cozinha, na manhã desta sexta-feira, 2, em um depósito clandestino no bairro Messejana, em Fortaleza. O flagrante do caso foi encaminhado ao 30º Distrito Policial (Conj. São Cristovão), segundo informações do Sindicato dos Revendedores de Gás do Estado do Ceará (Sincegas). O dono do estabelecimento teria sido preso.

De acordo com o Sincegas, os botijões estavam sendo comercializados em um espaço inadequado, sem seguir normas de segurança descritas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). "O comércio ilegal é crime, com pena que varia de um a cinco anos de prisão, com multa que pode chegar até R$ 20 mil. Agora, será preciso apurar quem era o fornecedor do dono do depósito", explicou o presidente do sindicato, Luciano Holanda.

Segundo Francisco Viana, primeiro-secretário do Sincegas, os materiais estavam armazenados em um ''cubículo" e representavam um risco à vizinhança. "A explosão de um botijão já pode causar muita destruição, imagine 68. O comércio desse tipo de produto tem muitas exigências, deve funcionar em espaços distantes de escolas, igrejas e locais de grande aglomeração. Precisa estar em uma via com acesso aos carros dos Bombeiros, lá era um beco", detalha.

O crime é regulamentado pela Lei nº 8.176/91, que dispõe sobre a distribuição e revenda de derivados de petróleo, gás natural e suas frações recuperáveis, álcool etílico, hidratado carburante e demais combustíveis líquidos carburantes.

O POVO Online tentou entrar em contato com o 30º DP, mas o delegado plantonista não atendeu a solicitação. A Secretaria de Segurança Pública e defesa Social (SSPDS) também foi procurada, mas informou que o expediente estava encerrado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente