Participamos do

Arquitetura sustentável é tema em palestras em universidades de Fortaleza

O convidado para falar sobre o tema é o arquiteto Márcio Holanda, referência na área. Ele já realizou vários projetos em que utiliza materiais sustentáveis e que apresentaram resultados sofisticados
22:01 | Set. 19, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]Novas alternativas de projetos arquitetônicos estão ganhando espaço por utilizarem materiais sustentáveis, com o baixo impacto ambiental, e apresentarem um resultado sofisticado. E para falar sobre essa temática nesta semana, o arquiteto Márcio Holanda foi convidado pelos cursos de arquitetura da Universidade de Fortaleza (Unifor) e da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele direcionou a sua formação para a Sustentabilidade da Edificação e do Urbanismo e, hoje, atua em projetos de arquitetura sustentável, tornando referência nacional na temática.
 
O arquiteto já participou de projetos de edificações sustentáveis no exterior. Em 2012, Márcio ajudou na construção de habitações ecológicas no distrito de Lobata, localizada na norte da ilha de São Tomé. As paredes foram construídas por blocos de adobe (tijolo de terra crua) e o teto foi forrado por bambu. A ideia é utilizar materiais simples e acessíveis para construir edificações com menor impacto ambiental.
 
Além desses benefícios ao meio ambiente, essas construções também trazem melhorias na qualidade de vida aos seus moradores. “Proporciona conforto natural dispensando assim energia, como ar-condicionado, por exemplo, pois a casa tem ventilação natural. E isso além de manter uma temperatura interessante dentro, (a terra) retira a umidade. Então, além de ser uma casa mais ecológica, é mais saudável também”, disse Márcio em entrevista à DW. 
 
A palestra vai ocorrer nesta terça-feira, 20, na Unifor, a partir das 9h e depois, às 17h, no auditório A3. Já na UFC será às 18h no auditório do Curso de Arquitetura e Urbanismo UFC. A entrada é gratuita. 
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente