Participamos do

Primeira etapa de binários na Messejana é entregue neste sábado

As intervenções urbanas visam melhorar a mobilidade urbana no bairro. Além dos binários, melhorias nas paradas de ônibus, implantação de ciclofaixa e reordenamento das vagas de estacionamento foram realizados
19:01 | Set. 16, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A primeira etapa dos binários no bairro Messejana, Regional VI, será entregue neste sábado, 17, pela Prefeitura de Fortaleza. As intervenções, que visam melhorar a mobilidade urbana da região, vão contemplar o centro do bairro e o entorno entre a avenida Frei Cirilo e a CE-040 com a implantação de ciclofaixas, recapeamento asfáltico, mudança no sentido das vias e binários. O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT) e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e Regional VI.


Após a intervenção, as vagas de estacionamentos foram reordenados. Houve também a regularização e sinalização dos pontos de táxis, mototáxis e fretes. De acordo com a Prefeitura, essas medidas vão eliminar pontos de congestionamento e viabilizar o fluxo de veículos, oferecendo uma maior organização na área. Ações para evitar acidentes em alguns pontos das principais vias do bairro também foram realizadas. Na avenida Frei Cirilo, por exemplo, o asfalto foi requalificado e alguns pontos de retorno no canteiro central foram fechados. Além disso, a avenida ganhou um semáforo no cruzamento.

[SAIBAMAIS]
Os pedestres também foram beneficiados. Segundo a Prefeitura, a área central do bairro recebeu ações de segurança viária para pedestres, com o prolongamento de calçadas nas ruas Pe. Pedro de Alencar, Dr. Pergentino Maia e Nicolau Coelho. Também houve a implantação de minicanteiros na rua João Alencar e duas novas travessias elevadas nas ruas Barão de Aquiraz e rua Afrânio. Paradas de ônibus também foram requalificadas. Já os ciclistas foram contemplados com cerca de 4,9 km de ciclofaixa, ligando a avenida Frei Cirilo à CE-040. Com a finalização total do projeto, a previsão é que o bairro tenha 6,8 km de percurso para ciclistas, ligando duas vias importantes: BR-116 e CE-040.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 [FOTO2]

Próxima etapa
A implantação de dois binários está prevista no bairro. Conforme com a SCSP, responsável pela execução do projeto, a conclusão ocorrerá em breve. Um deles será formado pela rua Guarujá e a rua Aveledo, no trecho entre a rua Padre Pedro de Alencar e a BR-116. O outro será implantado no entorno do Terminal de Messejana. Além disso, a avenida Thomaz Coelho vai ser alargada, no trecho entre a Praça de Messejana e o Terminal, e contará com uma ciclofaixa bidirecional.

Confira abaixo as mudanças do sentido das vias do bairro Messejana.

Rua Cel. João de Oliveira / Rua Letícia / Rua Vasco de Athaíde

(Trecho entre as avenidas Washington Soares e Frei Cirilo)
Nesta região, a rua Cel. João de Oliveira agora tem sentido único de circulação oeste/leste (indo da avenida Frei Cirilo para a avenida Washington Soares), no trecho entre a rua Vicente Nobre Machado e a avenida Washington Soares. A rua Letícia também passa a ter sentido único oeste/leste, entre a avenida Frei Cirilo e a rua Nicolau Coelho. Já a rua Vasco de Athaíde passa a ter sentido único inverso, sendo leste/oeste entre a rua Nicolau Coelho e a avenida Frei Cirilo, formando o binário. Esse binário agora conta com uma ciclofaixa bidirecional na rua Cel. João Oliveira e rua Letícia, interligando as avenidas Washington Soares e Frei Cirilo.
 
Rua Manuel Castelo Branco / Rua Dr. Pergentino Maia
(Trecho entre as avenidas Washington Soares e Frei Cirilo)
Com a nova configuração implantada, a rua Dr. Pergentino Maia também passa a ter sentido único oeste/leste (indo da avenida Frei Cirilo para a avenida Washington Soares), no trecho entre a rua Cel. Dionísio Alencar e a avenida Washington Soares. Já a rua Manuel Castelo Branco passa a ter sentido único inverso para formar o binário, sendo leste/oeste (indo da avenida Washington Soares para a avenida Frei Cirilo), entre a avenida Washington Soares e a rua Cel. Dionísio Alencar. Este binário também conta uma ciclofaixa bidirecional na rua Dr. Pergentino Maia, que interliga a avenida Washington Soares às praças de Messejana. Neste ponto, a Etufor altera a linha 641-Guajeru, quando trafegar no sentido volta. A linha deve acessar a rua Cel Dionísio Alencar, rua Dr Pergentino Maia, rua Pedro Estanislau, rua José Henrique, rua Dionísio Alencar Filho e retornar ao itinerário vigente.
 
Rua Cel. Guilherme Alencar / Rua Cel. Ernesto Matos
(Trecho entre as ruas Cel. João de Oliveira e José Hipólito)
Neste ponto do bairro, a rua Cesário Lange passa a ter sentido único norte/sul, entre as ruas Dr. Joaquim Bento e Joaquim Felício. Da mesma forma, a rua Cel. Guilherme Alencar também passa a ter sentido único norte/sul entre a Rua Joaquim Felício e a José Hipólito. Formando o binário, a rua Cel. Ernesto Matos passa a ter sentido único inverso, sendo sul/norte entre as ruas José Hipólito e Joaquim Felício

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente