Procon Fortaleza dá prazo de 20 dias para Correios regularizarem entregas pendentes
O descumprimento do prazo, estabelecido em audiência, pode acarretar em multa de até R$ 11 milhõesAtualizado em 9/8/2016 às 13h37min
O Procon deu 20 dias para que os Correios regularizem os mais de 9 mil casos de entregas pendentes em Fortaleza. A medida foi tomada durante audiência, na manhã desta segunda-feira, 8. O descumprimento do prazo pode acarretar em multa de até R$ 11 milhões.
Segundo a diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, a diretoria regional dos Correios confirmou o atraso e comprometeu-se a atender as demandas. "Nós recebemos várias denúncias de atrasos, o que ensejou nossa investigação preliminar. Por isso é muito importante o consumidor reclamar", frisa ela.
A falta de segurança e o contingente insuficiente de carteiros são algumas das causas do atraso na Capital, conforme publicado no O POVO Online, no mês passado.
"Muitas vezes o consumidor contrata o Sedex para receber uma entrega mais rápido. Quando a empresa deixa de prestar o serviço adequado, ela incorre contra o Código de Defesa do Consumidor, independente da intenção de prejudicar os clientes", completa a diretora do Procon Fortaleza.
De janeiro a julho deste ano, o Procon recebeu 60 reclamações de clientes contra os Correios, um aumento de 566% em relação ao mesmo período do ano passado (quando foram registradas nove denúncias).
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AssineSegundo o Procon, as denúncias são de extravio e atrasos de correspondências, como licenciamento de veículos, carteiras de motorista, boletos bancários e guias para pagamentos de impostos.
Em nota, os Correios informaram que vão regularizar a situação dos consumidores no período indicado. ''A estatal reafirmou o compromisso de seguir cooperando com o órgão de defesa do consumidor e continuar dando total atenção às reclamações protocoladas no Procon'', completaram.
Serviço
Correios
- Nos casos de atrasos, a população pode acionar os canais de atendimento dos Correios: 0800 725-0100 ou no site www.correios.com.br.
- Os Correios indenizam os clientes por eventuais roubos de encomenda. São restituídos os valores pagos pelo serviço de entrega, acrescidos de indenização automática prevista nas tabelas de preços e prazos, bem como os valores dos serviços adicionais, se contratados.
Procon
- Para registrar uma reclamação pela internet, o consumidor pode entrar no portal www.fortaleza.ce.gov.br e clicar no link "acesse os nossos serviços". Logo após, é só clicar em Defesa do Consumidor e escolher a opção DENÚNCIA VIRTUAL (apenas denunciar) ou RECLAMAÇÃO VIRTUAL (para abrir uma reclamação de um problema pessoal que requer intermediação do Procon).
- Também é possível abrir uma reclamação nas unidades físicas do Procon Centro (Rua Major Facundo, 869); ou no Procon Vapt Vupt Messejana (Avenida Jornalista Tomaz Coelho, 602), ao lado do Terminal de Ônibus de Messejana.