Participamos do

Procon Fortaleza dá prazo de 20 dias para Correios regularizarem entregas pendentes

O descumprimento do prazo, estabelecido em audiência, pode acarretar em multa de até R$ 11 milhões
12:00 | Ago. 08, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizado em 9/8/2016 às 13h37min 

O Procon deu 20 dias para que os Correios regularizem os mais de 9 mil casos de entregas pendentes em Fortaleza. A medida foi tomada durante audiência, na manhã desta segunda-feira, 8. O descumprimento do prazo pode acarretar em multa de até R$ 11 milhões.

Segundo a diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, a diretoria regional dos Correios confirmou o atraso e comprometeu-se a atender as demandas. "Nós recebemos várias denúncias de atrasos, o que ensejou nossa investigação preliminar. Por isso é muito importante o consumidor reclamar", frisa ela.

A falta de segurança e o contingente insuficiente de carteiros são algumas das causas do atraso na Capital, conforme publicado no O POVO Online, no mês passado.

"Muitas vezes o consumidor contrata o Sedex para receber uma entrega mais rápido. Quando a empresa deixa de prestar o serviço adequado, ela incorre contra o Código de Defesa do Consumidor, independente da intenção de prejudicar os clientes", completa a diretora do Procon Fortaleza.

De janeiro a julho deste ano, o Procon recebeu 60 reclamações de clientes contra os Correios, um aumento de 566% em relação ao mesmo período do ano passado (quando foram registradas nove denúncias).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo o Procon, as denúncias são de extravio e atrasos de correspondências, como licenciamento de veículos, carteiras de motorista, boletos bancários e guias para pagamentos  de impostos. 

Em nota, os Correios informaram que vão regularizar a situação dos consumidores no período indicado. ''A estatal reafirmou o compromisso de seguir cooperando com o órgão de defesa do consumidor e continuar dando total atenção às reclamações protocoladas no Procon'', completaram. 

Serviço

Correios

- Nos casos de atrasos, a população pode acionar os canais de atendimento dos Correios: 0800 725-0100 ou no site www.correios.com.br.
- Os Correios indenizam os clientes por eventuais roubos de encomenda. São restituídos os valores pagos pelo serviço de entrega, acrescidos de indenização automática prevista nas tabelas de preços e prazos, bem como os valores dos serviços adicionais, se contratados.

Procon
- Para registrar uma reclamação pela internet, o consumidor pode entrar no portal www.fortaleza.ce.gov.br e clicar no link "acesse os nossos serviços". Logo após, é só clicar em Defesa do Consumidor e escolher a opção DENÚNCIA VIRTUAL (apenas denunciar) ou RECLAMAÇÃO VIRTUAL (para abrir uma reclamação de um problema pessoal que requer intermediação do Procon).
- Também é possível abrir uma reclamação nas unidades físicas do Procon Centro (Rua Major Facundo, 869); ou no Procon Vapt Vupt Messejana (Avenida Jornalista Tomaz Coelho, 602), ao lado do Terminal de Ônibus de Messejana.

%2b Ouça entrevista com a diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, à Rádio O POVO CBN (FM 95.5 AM 1010) 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente