Participamos do

Padre Luiz Rebuffini, fundador do colégio Piamarta, morre aos 84 anos

O padre foi levado ao hospital, onde morreu de um infarto, conforme informações do Centro Piamarta. Colégio é reconhecido por educar e profissionalizar crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social
00:40 | Ago. 16, 2016
Autor Amanda Araújo
Foto do autor
Amanda Araújo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Morreu na noite desta segunda-feira, 15, o padre italiano e fundador do Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta, Luiz Rebuffini, aos 84 anos. Ele estava com a saúde debilitada desde um AVC, sofrido recentemente, e foi levado ao  Hospital Otoclínica por volta das 19 horas, onde sofreu um infarto. O velório será realizado a partir das 7 horas desta terça, 16, no Piamarta da avenida Aguanambi. A missa está marcada para às 15h, também na escola, e o enterro ocorre às 17h, no cemitério Parque da Paz. 

Padre Luiz Rebuffini nasceu na Itália em 31 de janeiro de 1932 e, em 1957, tornou-se sacerdote. No mesmo ano, mudou-se para São Bento do Maranhão, onde começou suas atividades. Após três anos, veio para Fortaleza e, em 1962, inaugurou a Escola Profissional Padre João Piamarta, no bairro Montese.

Em 1972, ele fundou o Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta, na avenida Aguanambi, onde morava. Também inaugurou a Banda Juvenil de Musica Dona Luiza Távora e esteve à frente da criação de todas as unidades da escola Piamarta, que atende cerca de 3000 crianças e adolescentes no Ceará, segundo dados do site do Centro Educacional.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Muito triste. Ele era uma pessoa muito valiosa para muitos e muitos jovens. Doava a vida para ajudar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade", descreveu o professor de educação profissional do Piamarta, William Leite, que foi aluno do Centro.

O colégio Piamarta é reconhecido por educar e profissionalizar crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. A escola, instituição sem fins lucrativos, vive de doações. Por causa do trabalho com educação, padre Luiz recebeu várias homenagens, como Titulo de Cidadão Honorário de Fortaleza, Medalha Justiniano de Serpa e a Medalha "Cuore Amico", reconhecimento da cidade de Brescia, na Itália, aos cidadãos italianos que se destacam nas áreas social e educacional em outros paises. Em 2001, ele foi agraciado com o prêmio Sereia de Ouro: reconhecimento do trabalho feito em prol da sociedade cearense.

Em 2013, o assassinato do padre Elvis Marcelino Lima, 47, na época diretor do Centro Educacional da Juventude Pe. João Piamarta, gerou comoção na capital.  

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente