Participamos do

Mais de 25 mil trabalhadores ainda não retiraram abono salarial de 2014

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, os colaboradores devem retirar o benefício até o próximo dia 31 em qualquer agência da Caixa Econômica Federal
19:06 | Ago. 17, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Mais de 900 mil brasileiros ainda não retiraram o Abono Salarial do Programa de Integração Social (PIS) ano-base 2014. O prazo para obter o benefício vai até o próximo dia 31. Somente no Ceará, são 25.742 trabalhadores que têm o direito. Valor corresponde a um salário mínimo e o beneficiário pode retirar em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.


“Precisamos fazer com que a informação chegue a um maior número possível de pessoas porque esse é um benefício importante e é um direito do trabalhador”, comentou o ministro do trabalho, Ronaldo Nogueira. Ele ressaltou a necessidade de propagar a informação para colaboradores de empresas.

%2bLEIA MAIS: Mais de um milhão de trabalhadores ainda não sacaram abono salarial
O abono salarial é destinado para os trabalhadores que exerceram atividades remuneradas pelo menos 30 dias em 2014, ganhando até dois salários mínimos, que corresponde a R$ 1.448, por mês durante esse período. Além desse requisito, o MTE orienta que é preciso que o trabalho esteja cadastrado ao PIS há mais de cinco anos e ter seus dados informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

%2bLEIA MAIS: Para garantir teto de gastos, Meirelles quer o fim do abono salarial

Para saber se tem o direito ao benefício, o trabalhador pode realizar a consulta por meio do portal do MTE, inserindo CPF ou número do PIS/Pasep junto com a data de nascimento. Os servidores públicos que recebem o PASEP devem entrar em contato com o Banco do Brasil por meio do número 0800-729 00 01 para obter maiores informações.

 

Em Fortaleza, mais de 11 mil trabalhadores ainda não retiraram o abono salarial, enquanto em todo Estado este número sobe para 25. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio da Central de Atendimento Alô Trabalho 158, do Ministério do Trabalho ou pelo número 0800-726 02 07 em que os trabalhadores irão entrar em contato diretamente com a Caixa.

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente