PUBLICIDADE
Notícias

Fluxo é tranquilo no primeiro dia de funcionamento do viaduto da Raul Barbosa

Este é primeiro dos viadutos liberados no complexo de obras entre as avenidas Raul Barbosa e Murilo Borges. A estrutura funciona no sentido Aeroporto/Aldeota

18:43 | 01/08/2016
NULL
NULL
Foi liberado na manhã desta segunda-feira, 1º, o primeiro viaduto do complexo de obras do cruzamento das avenidas Raul Barbosa e Murilo Borges, no bairro Alto da Balança. O fluxo estava tranquilo no primeiro dia de funcionamento. A estrutura foi asfaltada no último sábado, 30, e teve a sinalização finalizada no domingo, 31.

O viaduto funciona no sentido Aeroporto/Aldeota. O segundo viaduto, que funcionará no sentido inverso, será entregue até o fim do mês de agosto.

Operários permanecem trabalhando no segundo viaduto e, na tarde desta segunda-feira, ainda davam os últimos retoques de pintura na parte da obra já liberada. O trânsito ficou congestionado na avenida Murilo Borges no primeiro dia da liberação, principalmente, abaixo da nova ponte sobre o Lagamar que ainda é construída.

Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), as obras estão com 75% de execução.

Dois agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) auxiliavam os motoristas no local durante a tarde. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, “o trabalho consiste na orientação dos condutores, uma vez que a intervenção passa a ser uma nova opção de deslocamento”. A operação continuará ao longo desta semana até que os motoristas se adaptem. 

Obras
Conforme nota da Seinf, a nova ponte sobre o Lagamar e o segundo viaduto serão entregues até o fim de agosto. A ponte terá quatro faixas para veículos e, em conjunto com a ponte já elevada sobre o canal, fará a duplicação da passagem da Raul Barbosa, que passará de 30 metros para 55 metros, ampliando o espaço de circulação para o transporte público.

As duas pontes, a nova e antiga que foi elevada, se conectarão aos viadutos para a consolidação de um corredor de transporte que irá interligar os bairros Parangaba e Papicu. 

Já a rotatória com 90 metros de diâmetro compõe a ultima frente da obra, e deve ser entregue até a primeira quinzena de outubro. A rotatório, segundo a Seinf, permitirá a eliminação do semáforo do cruzamento e o acesso de veículos à Murilo Borges e à rua Capitão Aragão de forma mais rápida.

Haverá também duas passarelas metálicas com piso de concreto, nos mesmos moldes da passarela já instalada na avenida Antônio Sales, no bairro Cocó. Com comprimento total de 50 metros e largura de 3 metros, o equipamento terá uso compartilhado de ciclistas e pedestres.

As intervenções, que figuravam no pacote de obras que deveriam ter sido entregues para a Copa do Mundo de 2014, tiveram início em fevereiro de 2015.

Acidente
Em fevereiro, estrutura de construção da ponte sobre o Canal do Lagamar, que faz parte do complexo de obras na região das avenidas Raul Barbosa e Murilo Borges, rompeu. O acidente ocasionou a morte de dois operários.

Um inquérito policial foi instaurado para apurar as causas do acidente, que segue sendo investigado pelo 4º Distrito Policial. Em abril, o engenheiro de produção Sirley Duraes de Oliveira, 32, e o técnico de edificações João Luiz Nogueira, 42, foram indiciados por crime de desabamento culposo qualificado.

O laudo da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) apontou 13 pontos que determinaram a queda da estrutura. O uso de “peças de qualidade questionável” e as falhas na execução e no projeto foram alguns deles. A obra é de responsabilidade da Prefeitura de Fortaleza.
 
Redação O POVO Online, com informações da repórter Domitila Andrade 
TAGS