Participamos do

Sejus promove atividades contra o tráfico de pessoas

A Semana de Mobilização tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o tráfico de pessoas, que movimenta mais de U$ 30 bilhões por ano
15:00 | Jul. 25, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A partir desta segunda-feira, 25, uma série de atividades voltadas à prevenção do tráfico de pessoas é realizada em Fortaleza. A programação, promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), integra a ''Semana Nacional de Mobilização para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas'' e vai até sexta-feira, 29.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho, quase um milhão de pessoas são traficadas no mundo por ano. Desse total, 98% são mulheres. O tráfico de pessoas movimenta mais de U$ 30 bilhões por ano e, no Brasil, mais de 1.500 pessoas foram vítimas desse crime, entre os anos de 2005 e 2011.

“A Semana é um movimento de sensibilização da sociedade sobre a realidade do tráfico de pessoas e, ao mesmo tempo, uma convocação nacional para o seu enfrentamento”, explica a Lívia Xerez, supervisora do Núcleo de Enfrentamento do Tráfico de Pessoas da Sejus.

A abertura da programação foi realizada na manhã desta segunda-feira, 25, com uma palestra preventiva na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará (SRTE-CE).

De acordo com a Sejus, atividades semelhantes serão realizadas em diversos estados brasileiros. O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc) coordena a mobilização nacional, com a Campanha Coração Azul.

Em alusão à campanha, os Vapt Vupt de Messejana e Juazeiro do Norte foram iluminados de azul. A ação tem a parceria dos Núcleos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e de Postos Avançados de Atendimento Humanizado ao Migrante, dos Comitês Sociais do Coração Azul, do Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conatrap) e diversos órgãos públicos e organizações não governamentais.

Programação
Dia 26, 9h - Palestra preventiva para os cidadãos da unidade do VaptVupt Messejana e distribuição de material informativo

Dia 27, manhã - Atividade preventiva com distribuição de material informativo na unidade do VaptVupt Messejana

Dia 28
14h - Palestra com distribuição de material informativo na comunidade do Vicente Pinzon, no Centro de Inclusão Tecnológica e Social (CITS) - Rua do Entardecer, 160
16h - Atividade preventiva com distribuição de material informativo no Aeroporto Internacional Pinto Martins

Dia 29
16h - Atividade preventiva com distribuição de material informativo no Aeroporto Internacional Pinto Martins

17h - Participação no evento de divulgação dos resultados e seminário de capacitação - Pesquisa Nacional Quali-quantitativa 'Percepção da Sociedade sobre o Tráfico de Mulheres', em São Paulo

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente