Participamos do

Faixa de pedestres em X é implantada na avenida Santos Dumont

A ''faixa em X'' evita que pedestres façam duas travessias para ter acesso ao outro lado de uma via nos cruzamentos com semáforo. Essa é a terceira faixa do tipo implantada em Fortaleza
16:51 | Jul. 27, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O cruzamento das avenidas Santos Dumont com Desembargador Moreira recebeu, nesta quarta-feira, 27, uma faixa de pedestres em X, como as já existentes nas avenidas Historiador Raimundo Girão e 13 de Maio. A meta da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), com a terceira faixa diagonal de Fortaleza, é reduzir em 62% o tempo de travessia dos pedestres e garantir que a passagem seja em segurança.

A ''faixa em X'' evita que pedestres façam duas travessias para ter acesso ao outro lado de uma via nos cruzamentos com semáforo. Segundo o Controle de Tráfego em Área de Fortaleza (CTAFOR), o tempo médio para a travessia será de aproximadamente 84 segundos, 140 segundos a menos do que era necessário para atravessar anteriormente.

Além da faixa, foi implantada nova sinalização no cruzamento, e os semáforos da área passaram por ajustes, com novo tempo para a travessia dos pedestres . A AMC informou que o tempo deles aumentou de 17 para 24 segundos.

A medida integra as ações do Programa de Apoio à Circulação de Pedestres, oriundo de parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e o Programa de Segurança Viária da Bloomberg Philanthropies – instituição com sede em Nova York que traça ações de médio e longo prazos para conter fatalidades e ferimentos graves no trânsito.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente