Participamos do

Ciclofaixa de Lazer ligará av. Washington Soares ao Passeio Público

Além de pedalar, os ciclistas poderão usufruir de visitas a equipamentos culturais e exposições
16:15 | Jul. 15, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Acontece neste domingo, 17, das 7 às 13 horas, a 92ª edição da Ciclofaixa de Lazer, que irá ligar desde o início da ciclovia da av. Washington Soares até o Passeio Público, passando pelo Anfiteatro do Parque do Cocó, em um percurso de cerca de 10 Km.

 

Iniciada em 2014, a Ciclofaixa de Lazer amplia em ruas e avenidas de Fortaleza o espaço exclusivo para bicicletas e conta com a participação de cerca de 4 mil ciclistas a cada edição. Além de pedalar, participantes de todas as idades também poderão usufruir de visitas a equipamentos culturais e exposições.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


Rota

Com rota saindo do início da ciclovia da av. Washington Soares em direção ao Passeio Público, passando pelo Ponto de Apoio do Anfiteatro do Parque do Cocó, o percurso seguirá pela rua Valdetário Mota e pelas avenidas Santos Dumont, dos Jangadeiros, Júlio Abreu, Dom Luís, Virgílio Távora, rua Júlio Ibiapina, além das avenidas Abolição, Desembargador Moreira, Beira Mar, Rui Barbosa, Historiador Raimundo Girão, Almirante Barroso, Pessoa Anta, Alberto Nepomuceno e rua Dr. João Moreira, finalizando no Ponto de Apoio do Passeio Público, por trás da 10ª Região Militar.

 

Ponto de apoio

No Ponto de Apoio do Passeio Público haverá aluguel de bicicletas, distribuição por parte da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) de mudas de pequeno e de médio porte, de plantas nativas como ipê, pau-branco, cedro, cajueiro, acerola, goiaba, e ornamentais como mino-alamandra, espadinha, mini- lacre, beijinho. Terá também atendimento do Samu. No Ponto de Apoio do Anfiteatro do Parque do Cocó haverá aluguel de bicicletas e atendimento do Samu. Já no Aterrinho da Praia de Iracema, será o 3º ponto para aluguel de bicicletas, localizado entre as ruas João Cordeiro e dos Arariús.

 

Segurança

Ao longo do trajeto, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e da Guarda Municipal darão suporte, atuando em parceria com Etufor, Via Livre, Detran-CE e PRE-CE. Equipes do Samu e da Guarda Municipal também prestarão assistência concentrada nos Pontos de Apoio do Passeio Público e do Anfiteatro do Parque do Cocó, bem como no trajeto da Ciclofaixa de Lazer e sob os viadutos da Via Expressa e Av. Júlio Abreu, Av. Engenheiro Santana Júnior e Av. Santos Dumont.
[SAIBAMAIS2]

 

Itinerário cultural

Dentro do percurso da Ciclofaixa de Lazer, os ciclistas poderão fazer uma pausa para visitar o Museu da Indústria, localizado na rua Dr. João Moreira, 143, em frente ao Passeio Público. O espaço - que preserva as memórias de cinco séculos de desenvolvimento da história industrial cearense - recebe e guarda as bicicletas dos visitantes. O local recebe visitas aos domingos, de 9 às 13 horas, desenvolvendo a campanha “Cultura e bem-estar pedalam juntos”.

A programação deste domingo do museu continuará contando com uma exposição de longa duração denominada "História da Industrialização do Ceará". Os ciclistas terão ainda a oportunidade de apreciar a exposição fotográfica "Trilhos". A mostra tem o intuito de resgatar uma época em que Fortaleza exibia orgulhosa as cicatrizes do progresso que a chegada dos bondes trazia.

Outra opção é a 10ª Região Militar, um equipamento cultural que também está em funcionamento aos domingos no Centro da Cidade, com entrada pela av. Alberto Nepomuceno, sem número, em frente ao Mercado Central. Os participantes podem realizar visita com guias especializados no período de 9 às 12 horas, e podem estacionar as bicicletas em espaço reservado no interior da fortificação.

 

Confira o mapa com a rota:

[FOTO2]

Serviço

Quando: 17 de julho, das 9 às 13 horas
Onde: Ciclovia da av. Washington Soares até Passeio Público, num circuito de 10km

Visitas: Museu da Indústria (rua Dr. João Moreira, 143 - Centro); 10ª Região Militar (av. Alberto Nepomuceno, sem número, Centro, em frente ao Mercado Central)

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente