Participamos do

Projetos do Ceará são selecionados em edital de preservação ambiental

Fundação SOS Mata Atlântica divulgou nesta quarta-feira, 15, os selecionados no certame de apoio a Unidades de Conservação Municipais
15:19 | Jun. 15, 2016
Autor Lucas Mota
Foto do autor
Lucas Mota Repórter na editoria de Esportes
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Dois projetos de gestão ambiental do Ceará foram selecionados no edital de apoio a Unidades de Conservação Municipais (UCs) e serão financiados pela Fundação SOS Mata Atlântica. Áreas de Proteção Ambiental (APA) da Sabiaguaba, em Fortaleza, e do manguezal da Barra Grande, em Icapuí, são os alvos das propostas da Consultoria e Capacitação em Meio Ambiente (Coame) e da Aquasis. A lista com os selecionados foi divulgada nesta quarta-feira, 15.

O projeto da Coame vai desenvolver a educação ambiental nas comunidades nativas que vivem às margens do Rio Cocó, na Sabiaguaba. Segundo a presidente e diretora técnica da Coame, a geógrafa Judária Maia, 32 anos, a proposta é trabalhar com adultos, jovens e crianças e criar o sentimento de posse do local.

A geógrafa explica que a área onde será desenvolvida a proposta da Coame possui unidades de Mata Atlântica. O projeto abordará temas sobre o ecossistema da região, realizará oficinas e ensinará a comunidade como reaproveitar resíduos sólidos e cuidar do ambiente. "É um ecossistema muito diversificado, a área do manguezal é berço de espécies marinhas e de rio. Ali, animais chegam para se reproduzir. Há uma diversidade muito grande de fauna e flora. O projeto tem uma grande relevância uma vez que a gente tem toda essa diversidade", comentou Judária.

Projeto da Aquasi
A proposta realizada por biólogos da Aquasis visa desenvolver estudos dentro da APA do manguezal da Barra Grande, em Icapuí, sobre as aves migratórias que utilizam a região para descanso, refúgio e reprodução. O objetivo do levantamento é incluir limites e propor uma Zona de Vida Silvestre (ZVS). Há espécies ameaçadas no ecossistema, como o Maçarico do Papo Vermelho.

De acordo com a bióloga Gabriela Ramires, 30 anos, que participou do projeto, trata-se de uma área bastante frágil devido à especulações imobiliárias, empresas salineiras e fazendas de camarão que invadem o ambiente de descanso das aves. A ZVS proporcionará uma menor interferência sobre a APA do manguezal da Barra Grande.

"Esse edital específico direcionava projetos para regiões de Mata Atlântica ou de influência em áreas costeiras, por isso a nossa proposta se encaixou. É importante, pois vai conseguir barrar licenciamentos novos e antigos nesta área. É uma justificativa legal para maior proteção do abrigo dessas aves dentro da APA", relatou Gabriela.

SOS Mata Atlântica
A Fundação irá financiar 24 propostas selecionadas no edital de apoio a Unidades de Conservação Municipais, distribuídas em 11 dos 17 estados onde há extensão da Mata Atlântica. A iniciativa faz parte das comemorações dos 30 anos da ONG.

O edital sugeriu quatro linhas de propostas. Os projetos do Ceará se encaixam na "Linha 4", que são iniciativas que contribuem para a implementação da UCs de proteção integral e sustentável. De acordo com a Fundação, quase metade dos projetos recebidos foram para unidades de conservação em ambientes costeiros e marinhos.

“Isso reflete a importância que as UCs Municipais também têm para auxiliar o Brasil a atingir as suas metas de proteção do mar e da costa, ambientes hoje muito mal representados no conjunto de unidades de conservação brasileiras”, explica Diego Igawa Martinez, biólogo do programa Costa Atlântica da Fundação.

Os municípios da região Sudeste concentram a maior parte das propostas aprovadas, seguidos pelos das regiões Nordeste e Sul, incluindo 10 propostas focadas no ambiente costeiro-marinho e 14 em florestas interiores.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente