PUBLICIDADE
Notícias

Procissão de pescadores celebra Dia de São Pedro em Fortaleza

Um dos pescadores que participa da festa em homenagem orgulha-se de ter o mesmo nome do seu santo protetor

17:20 | 28/06/2016
NULL
NULL

A festa em homenagem ao Dia de São Pedro, protetor dos pescadores, acontece no dia 29 deste mês e reúne pescadores na praia do Mucuripe, em Fortaleza, para uma procissão emocionante que une fé e tradição.

Segundo a crença católica, foi à beira do Mar da Galileia, que Jesus
escolheu o pescador Simão para ser um dos seus apóstolos e o deu o nome de Pedro, que significa “rocha”. Pedro passou a seguir Cristo e virou um “pescador de homens”.

Na beira mar do Serviluz, a simplicidade e sentimento de pertencimento à comunidade do litoral fazem parte da vida do pescador chamado Pedro do “Galo véio”, 49, que orgulha-se de ter o mesmo nome do seu santo protetor.

Pedro diz que se sente realizado na profissão, pois “o mar que traz a sensação de liberdade é o mesmo que traz o sustento da família”. O pescador cearense afirma que é com muita alegria que irá participar da festa do protetor dos pescadores, São Pedro. Para Pedro e para os devotos, a festa será de agradecimento e um momento de pedir proteção.

Ele afirma ter uma ligação forte com o santo e diz: ”eu já passei por situações complicadas no mar. Primeiro peço a Deus, mas já pedi muitas vezes pela intercessão de São Pedro”.

O cearense relembra que aprendeu a pescar com o pai quando ainda era criança. “Eu sou pescador desde que me entendo por gente”, orgulha-se. O mar nem sempre é calmo e farto, Pedro do “Galo véio” fala que os pescadores enfrentam muitas dificuldades, dentro e fora do mar, mas afirma que não se imagina fazendo outra coisa.

Confia o vídeo:

[VIDEO1] 

De acordo com o presidente da Colônia de Pescadores Z8, Possidônio Soares Filho, a procissão marítima está prevista para começar logo após a missa de 8h na Capela São Pedro. Os pescadores da comunidade carregarão uma imagem do santo em uma caminhada que sai do calçadão e partirão em embarcações.

Os barcos serão ocupados apenas pela tripulação oficial e, como manda a tradição serão enfeitados com oferendas ao santo protetor.

Desde 2008 a festa é considerada um patrimônio imaterial de Fortaleza pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Comphic). A homenagem a São Pedro é realizada desde 1932 pelos pescadores e famílias.

Confira a programação:

Quando: Terça-feira (28/6)
20h - Apresentação da Quadrilha Junina Infantil Chama Fogueira
20h30min - Forró Pé de Serra Regional Forró é o novo

 

Quando: Quarta-feira (29/6)
8h - Missa Campal
9h - Procissão Marítima
10h - Grupo de tradições folclóricas raízes nordestinas

 

Serviço:

Capela de São Pedro
Onde: avenida Beira Mar, 4600
Bairro: Mucuripe

TAGS