Participamos do

Mais de três ciclistas por minuto passam pelas avenidas Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales

Durante a atividade foi constatada uma média de mais de três ciclistas por minuto passando pelas avenidas Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales
17:39 | Jun. 07, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Associação dos Ciclistas Urbanos de Fortaleza, Ciclovida, realizou uma contagem de ciclistas no entorno do viaduto do Cocó, na segunda quinzena de maio passado. Durante a atividade, desenvolvida pelo Grupo de Trabalho Contagem (GT Contagem) da associação, foi constatada uma média de mais de três ciclistas por minuto passando pelas avenidas Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales, próximo da estrutura viária. 

O número é superior ao obtido em contagens realizadas em diversas outras ciclofaixas de bastante movimento, como das avenidas Santos Dumont e Rui Barbosa e da rua Ana Bilhar.

A ação, pensada principalmente para embasar cobranças ao poder público por implantação de mais ciclovias e ciclofaixas em lugares chaves na cidade, chama atenção também para outros fatores.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O baixo percentual de mulheres ciclistas no local (de 811 pessoas pedalando, 4,8% eram do sexo feminino), que sugere que há outras razões pelas quais a resistência ao uso da bicicleta é maior entre elas, e a quantidade de pessoas que pedalam com trajes urbanos (96,3%) - constatação que mostra a desconstrução do senso comum de que o maior uso da bicicleta é para lazer ou esporte ou de que, para pedalar, em Fortaleza é preciso usar trajes esportivos.

Confira o infográfico

[FOTO2]

[FOTO3] 

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente