Bombeiros e policias militares apresentam contraproposta de reajuste salariall
A categoria realizou assembleia e deliberou contraproposta de reajustes que será apresentada para comissão do Governo Estadual na próxima quarta-feira, 15Em assembleia geral no último sábado, 11, profissionais do Polícia Militar do Ceará e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) decidiram qual será a contraproposta de reajuste salarial a ser apresentada ao Governo Estadual na próxima quarta-feira, 15. De acordo com o sargento Reginauro Sousa, presidente da Associação dos Profissionais de Segurança do Ceará (APS), a assembleia extraordinária, que aconteceu em colégio no Centro, reuniu cerca de 500 militares de quase todas as associações, além de representantes dos comandos das duas corporações.
Apresentamos para a categoria a proposta da comissão (do governo, presidida pelo titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira), que tem base em um estudo técnico com a média salarial do Nordeste. A proposta não representa ganhos reais para boa parte do oficias e ganho nenhum para a base. Isso gerou certa insatisfação”, comenta o presidente.
Ele detalha que, para que as negociações não sejam atrapalhadas, os valores de reajuste que que foram apresentados como proposta e os que estarão na contraposta da categoria não serão divulgados.
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
AssineO sargento indica que a expectativa é que a deliberação governamental aconteça com “agilidade”, para que o “descredito” com que parte da categoria tem visto as negociações seja sanado. Mesmo assim, o presidente da APS garante que paralisações e greves não são cogitadas pelos militares.
“Isso aconteceu (em 2012) em um momento extremo, que não estamos vivenciando agora. Ao passo que está aberta uma negociação, um diálogo, não existe um indicativo (de greve). É preciso descartar qualquer possibilidade de paralisação, enquanto existir diálogo, porque temos ciência que é grave para a população e para os próprios militares”, tranquiliza.
A reunião da categoria com o governo acontece na quarta-feira, 15, às 16h, na sede da SSPDS, no bairro São Gerardo. Por meio de assessoria, a SSPDS confirmou reunião para esta semana, sem precisar a data.
Polícia Civil
As negociações da comissão instituída do governo também está em negociações com a Polícia Civil. Em reunião nesta segunda-feira, 13, o levantamento da média salarial dos profissionais de segurança pública do Nordeste foi apresentado para representantes do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Ceará (Sinpol-CE) e da Associação Cearense de Criminalística (Acecrim), em reunião.
De acordo com a SSPDS, o secretario Delci Teixeira, informou que a orientação do Governo é que as discussões salariais sejam feitas com consultas junto às categorias. Ainda conforme a secretaria, um novo encontro com a categoria, após os representantes levarem as conclusões do estudo aos servidores, deverá acontecer na próxima semana.
Para a vice-presidente do Sinpol, Ana Paula Lima Cavalcante, a reunião foi um “primeiro passo” para um debate sobre o reajuste salarial da categoria.
Redação O POVO Online
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente