Participamos do

Alunos da UFC criam aplicativo que lista pontos adequados para coleta de resíduos

Com a ferramenta, os usuários podem saber onde podem descartar corretamente celulares, cartuchos, eletrodomésticos, eletrônicos, medicamentos, óleo e gordura residuais, entre outros materiais
18:10 | Jun. 02, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Após verificar a falta de informações acessíveis e confiáveis sobre onde destinar corretamente resíduos e utensílios domésticos em Fortaleza, Cássia Liliane Cavalcante e Anderson Tavares, estudantes do Curso de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Ceará (UFC) resolveram desenvolver o DescarteINFO, aplicativo que já lista 160 pontos de coleta regulamentados na Cidade.

"Observamos que existiam vários pontos de coletas de diferentes resíduos, mas as informações estavam espalhadas em diferentes sites ou desatualizadas. Daí surgiu a ideia de mapear esses pontos e disponibilizá-los em um só local", explica Cássia.

Com auxílio do programador Felipe Araújo e da colega de curso Ticiana Costa, a dupla desenvolveu a ferramenta, que já conta com 160 pontos de coleta cadastrados.

O aplicativo disponibiliza informações sobre os materiais recebidos em cada local, endereço, telefone e funcionamento dos pontos de descarte, a rota até cada ponto e a categorização de resíduos e utensílios.
[FOTO2]
Com a ferramenta, os usuários podem saber onde podem descartar corretamente celulares, cartuchos, eletrodomésticos, eletrônicos, embalagens de vidro, embalagens do tipo longa vida (como caixas de leite), entulho, resto de poda, garrafas PET, lâmpadas, livros, medicamentos, metais, móveis velhos, óleo e gordura residuais, papel, papelão, pilha e baterias, plásticos, roupas, banners de lona, tampinhas de garrafas PET e cartões de plástico.

O DescarteINFO está disponível para download gratuito na GooglePlay (para celulares ou tablets com sistema operacional Android) e App Store (para iphones e ipads, que utilizam o sistema iOS).
 
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente