PUBLICIDADE
Notícias

Entra em operação a primeira planta de energia solar conectada à rede da UFC

O setor de geração FV tem crescido no País, o que motivou a instalação no Ceará

18:40 | 06/05/2016
NULL
NULL
Foi instalada a primeira planta fotovoltaica (FV) conectada à rede elétrica da Universidade Federal do Ceará (UFC). Composta de seis módulos de 250 wp, com potência total de 1.500 Wp, e um inversor de fabricação nacional, o projeto foi aprovado pela Coelce, responsável pelos critérios técnicos aplicáveis a conexão.  
 
De acordo com o coordenador do projeto, o professor Paulo Carvalho, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFC, a ideia é produzir energia elétrica a partir de fonte solar e injetá-la na rede elétrica do Campus do Pici. Além da produzir energia elétrica de fonte limpa e renovável, a pesquisa também quer desenvolver tecnologias próprias para o aperfeiçoamento dessa geração, como sistemas de aquisição e transmissão de dados. 
 
A ação se deu por meio do Laboratório de Energias Alternativas do Centro de Tecnologia, em parceria com o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Agricultura Urbana (NEPAU) do Centro de Ciências Agrárias, a Superintendência de Infraestrutura da Universidade Federal do Ceará e o Instituto Joazeiro de Desenvolvimento Sustentável.
 
O setor de geração FV tem crescido no País, o que motivou a instalação no Ceará. Em resolução aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foi criado o Sistema de Compensação de Energia, que permite ao consumidor instalar pequenos geradores em sua unidade consumidora e trocar energia com a distribuidora local.
 
Redação O POVO Online
TAGS