Participamos do

Benfica terá manifestação no Dia Internacional contra Homofobia

A VI Marcha Nacional Contra LGBTFobia acontece a partir das 17 horas desta terça-feira, 17, na Praça da Gentilândia
15:11 | Mai. 17, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Atualizado às 15h40min 
 
A Praça da Gentilândia, no bairro Benfica, vai ser o ponto de partida da VI Marcha Nacional Contra LGBTFobia, nesta terça-feira, 17. Com o tema LGBTs Não Vão Temer, a ação, que parte às 17 horas, acontece simultaneamente em todo Brasil.
 
O ato acontece na mesma data em que é lembrado o Dia Internacional contra a Homofobia, oficializado em 17 de maio de 1992, dois anos após a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirar a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID).
 
Para o coordenador adjunto da Coordenadoria LGBT do Estado do Ceará, Renan Ridley, a marcha também denuncia "o golpe realizado por Michel Temer". O ato ganhou o nome de LGBTs Não Vão Temer como protesto a extinção da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, segundo noticiado pelo Blog do Eliomar. "Este retrocesso só será revertido com mobilização", afirma Renan. 
 
"O momento político que a gente vive é complicado para população LGBT porque nós tínhamos o Ministério da Cidadania, no qual estava a Secretaria de Direitos Humanos", aponta o coordenador adjunto da Coordenadoria LGBT. "Ainda há muita nebulosidade para saber como vai ficar a política LGBT nesse momento".
 
Ridley explica a luta por políticas públicas se tornou ainda mais necessária após o presidente em exercício Michel Temer anunciar o ministeriado. O Ministério da Justiça e Cidadania foi assumido por Alexandre de Moraes, que acumulou atritos com movimentos sociais enquanto gestor da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.  
 
"A ascenção do governo temporário de Temer é composto por fundamentalistas com posicionamentos duros para a população LGBT. Isso exige a nossa capacidade de se organizar contra o retrocesso", conclui Ridley.
 
Redes sociais
 
No Twitter, o termo #MenosHomofobiaEmais é o mais usado pelos usuários brasileiros, contabilizando mais de 38,2 mil tweets até a tarde desta terça. Os internautas completam a hashtag com o que eles desejam no lugar da homofobia.

[VIDEO1]
[VIDEO2]
[VIDEO3]
[VIDEO4]
[VIDEO5] 
 
Serviço
 
VI Marcha Nacional Contra LGBTFobia
LGBTs Não Vão Temer
Terça-feira, dia 17, às 17 horas
Praça da Gentilândia, bairro Benfica. 
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente