Participamos do

Fortaleza registra névoa neste fim de semana

O fenômeno não é comum na cidade, já que chuvas fracas e contínuas não são típicas, explica meteorologista
10:45 | Abr. 04, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Além da chuva contínua, Fortaleza teve mais um fenômeno meteorológico a mudar sua paisagem neste fim de semana. Em diversos pontos da cidade, foi possível presenciar a formação de névoa. Por meio do aplicativo de mensagem Whatsapp, leitores do O POVO Online registraram, em prédios do bairro Papicu, a neblina que cobriu parte de Fortaleza na manhã desta segunda-feira, 4.

O fenômeno é raro por essas terras, como explica o meteorologista David Ferran, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). "A formação da névoa é decorrência de uma chuva bastante fraca e contínua, que aumenta a umidade e forma a neblina. Não é muito comum porque não é típico daqui, onde as chuvas são mais intensas", diz.

A névoa é um conjunto de microscópicas gotículas de água suspensas na atmosfera, informa o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ou seja, nuvem em contato com o solo. David Ferran lembra que o fenômeno é comum em municípios localizados nas serras do Estado, como Guaramiranga, mas que nesses locais a formação se dá de maneira diferente do que na Capital. Em serras, o vapor de água se condensa com o resfriamento causado pela altitude.

Em Fortaleza, a neblina logo se desfazia ao longo do fim de semana. Ferran informa que o fenômeno é chamado de névoa quando permite visibilidade maior que 1 quilômetro. Abaixo disso, chama-se nevoeiro.
[FOTO2]
Saiba mais
Das 7 horas da quarta-feira, 30, às 7 horas desta segunda-feira, choveu 333 milímetros em Fortaleza, segundo dados do posto Água Fria. Para esta segunda, a Funceme prevê nebulosidade variável com eventos de chuva no Centro-Norte do Estado. Na região Sul, há possibilidade de chuva.

Para a terça-feira, 5, a previsão é de eventos de chuva no noroeste e na faixa litorânea. A região Sul novamente apresenta possibilidade de chuva. Já na quarta-feira, 6, a Funceme prevê céu nublado com eventos de chuva em todas as regiões do Ceará ao longo do dia.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente