Participamos do

Previsão aponta chuvas nos próximos dois dias no Ceará, segundo Funceme

A precipitação prevista até sexta-feira, 1º de abril, deve atingir com maior intensidade regiões como Cariri, Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns
16:49 | Mar. 30, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
As chuvas registradas no Ceará nesta quarta-feira, 30, devem se repetir pelos próximos dois dias, segundo a previsão da Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídrico (Funceme). A precipitação prevista até sexta-feira, 1º de abril, deve atingir com maior intensidade regiões como Cariri, Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns.

De acordo com a Funceme, as chuvas foram causadas pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de precipitações durante a quadra chuvosa no Ceará. Apesar da previsão de precipitações nas próximas 48h, não modifica as expectativas de acúmulos abaixo da média.
[SAIBAMAIS2]
“Felizmente, tivemos chuva em mais de 160 municípios cearenses nas últimas 24 horas e essa tendência segue pelos próximos dias. Entretanto, é importante ressaltar que essas precipitações são momentâneas, ou seja, não significa que o quadro climático mudou. Ainda temos maior probabilidade de acumulados de chuva na categoria abaixo da média para a quadra chuvosa, isso porque se mantém o fenômeno El Niño no Oceano Pacífico e a configuração do Oceano Atlântico Tropical mostra neutralidade”, disse o metereologista Raul Fritz.

Chuvas de terça para quarta

Até as 7h da manhã desta quarta-feira, a Funceme registrou precipitações em 166 municípios cearenses. Os maiores índices são no Cariri. Na cidade de Barro choveu 122mm; em Milagres 110,5mm; e em Missão Velha 100mm. Na Capital a chuva foi de 23,3mm.

Apesar das precipitações, o mês de março está com chuvas 44% abaixo da média no Ceará. A média histórica para o mês é de 203,4mm e choveu 114mm até esta quarta. Em fevereiro, cuja média é 118,6mm, choveu somente 53,6mm, o que significa desvio negativo de 54,8%.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente