Participamos do

Novo Mercado dos Peixes receberá central de monitoramento da Ciops

Para o secretário municipal de Turismo, a ação é uma forma de coibir a violência nos pontos turísticos da cidade
16:00 | Mar. 28, 2016
Autor Amanda Araújo
Foto do autor
Amanda Araújo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A avenida Beira Mar receberá uma central de monitoramento da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). O equipamento será instalado no novo Mercado dos Peixes, segundo o titular da Secretaria Municipal do Turismo (Setfor), Elpídio Nogueira. Além disso, os feirantes do mercado vão receber treinamento de manipulação de alimentos no Sebrae e haverá padronização das barracas, mesas, cadeira e guarda-sóis.

A Beira Mar conta com nove câmeras de monitoramento da Polícia, mas a ideia é que mais seis sejam instaladas na orla, diz Elpídio. “A gente quer pelo menos uma câmera a cada 300 metros. Estamos fechando os detalhes para casar as ações da Prefeitura com as do Governo do Estado''.

Para o secretário, a ação é uma forma de coibir a violência nos pontos turísticos da cidade. "Nós sugerimos tolerância zero pra a criminalidade. Teremos ainda reuniões com os setores de segurança, mas já escolhemos o local e a sala está pronta", disse.

Segundo ele, a obra física do mercado está concluída. “Vamos exigir fardamento para todos, deixar os cardápios bilíngues e o preço também padronizado para evitar problemas", adiantou Elpídio em entrevista ao O POVO Online, nesta segunda-feira, 28.

As obras do novo Mercado dos Peixes começaram em maio de 2013, mas somente neste ano foram concluídas após um atraso de dois anos. A SSPDS disse que o projeto da central de monitoramento no mercado irá fortalecer o acompanhamento dos agentes de segurança na Beira Mar e coibir a criminalidade na região.

Artesanato
De acordo com Elpídio, a secretaria estuda a inauguração de uma Central Cearense do Artesanato (Ceart) no mercado. A sugestão da primeira-dama Onélia Santana foi repassada ao arquiteto Fausto Nilo, um dos profissionais responsáveç pelo projeto. "Ele [Fausto] não vê dificuldade, está vendo a possibilidade de incluir isso dentro do projeto aprovado. Será um galpão menor que o da praça Luiza Távora, mas mantendo a ideia é valorizar o artesanato local", completou.

Ciclovia
O novo Mercado dos Peixes faz parte da primeira etapa de requalificação da Beira Mar, que também receberá ciclovia de 3,5 quilômetros, ligando o Aterro da Praia de Iracema ao Mercado dos Peixes. Para a implantação da ciclovia, será preciso diminuir o número de vagas para veículos.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente