Participamos do

Entrega de laudo da Pefoce sobre desabamento na ponte da Raul Barbosa é prorrogada

O laudo da Prefoce ainda é o principal documento para a investigação da Polícia Civil, conforme o delegado responsável pelo caso
11:19 | Mar. 29, 2016
Autor Amanda Araújo
Foto do autor
Amanda Araújo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A entrega do laudo da Coordenadoria de Perícia Criminal da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) sobre o desabamento na obra da ponte da avenida Raul Barbosa foi prorrogada, e a previsão é que o documento fique pronto em 15 dias, segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O novo prazo foi repassado nesta terça-feira, 29, devido ao atraso de exames laboratoriais.

Apesar das causas do acidente que deixou dois operários mortos terem sido apontadas pela Prefeitura e pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), a análise da Prefoce ainda é o principal documento para a investigação da Polícia Civil. O caso está sendo conduzido pelo delegado Sila Munguba, titular do 4º Distrito Policial.

O documento começou a ser feito no dia 23 de fevereiro, um dia após o desabamento, com uma equipe composta por um engenheiro civil, um engenheiro mecânico e um engenheiro elétrico. No local do acidente, foram coletadas peças para análise nos laboratórios da Pefoce e no laboratório do curso de engenharia mecânica da Universidade Federal do Ceará (UFC).

[SAIBAMAIS 2] Causas apresentadas
O laudo técnico do Crea aponta inconsistências na concepção do projeto de escoramento, além de deficiências no fornecimento de peças, montagem, orientação e supervisão.

Já a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) Seinf disse que um conjunto de fatores, quando superpostos, contribuíram de forma decisiva para as ocorrências do acidente do dia 22 de fevereiro,

Entre os fatores apontados pela Seing, estão: desalinhamento em um dos apoios, desalinhamento longitudinal do conjunto de treliças (suportes triangulares do escoramento) e baixa qualidade de uma das peças de união central de uma delas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente