Participamos do

Banco do Nordeste lança edital para seleção de projetos culturais

Os valores de patrocínio podem chegar até R$ 100 mil por projeto. Os recursos são oriundos de incentivos previstos na Lei Federal de Incentivo à Cultura (nº 8313/1991)
20:33 | Mar. 30, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Banco do Nordeste lançou nesta quarta-feira, 30, o edital de seleção para projetos culturais a serem realizados em suas áreas de atuação (Nordeste e norte de Minas Gerais e Espírito Santo) e nos centros culturais de Fortaleza, de Juazeiro do Norte e no município de Sousa (PB).

O documento valerá para o exercício deste ano, de 2017 e de 2018. O prazo de vigência do edital é de dois anos a partir da data de publicação. A inscrição de projetos pode ser feita até 6 de maio deste ano pelo site www.bancodonordeste.gov.br.

O período de análise e seleção ocorre de 9 de maio a 3 de junho deste ano. A divulgação acontecerá até 10 de junho, no portal do Banco do Nordeste.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com a assessoria do Banco do Nordeste, os valores de patrocínio podem chegar até R$ 100 mil por projeto. Os recursos são oriundos de incentivos previstos na Lei Rouanet (nº 8313/1991), mais conhecida como Lei Federal de Incentivo à Cultura.

“Os projetos serão avaliados por comissão interna do Banco do Nordeste, composta por técnicos dos centros culturais e dos ambientes de Marketing e de Comunicação. Os resultados serão homologados pelo comitê de patrocínios do Banco do Nordeste e da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom/PR)”, diz a nota do Banco do Nordeste.

Seleção

Com base no edital da seleção dos projetos culturais às áreas de atuação do Banco do Nordeste, os critérios de seleção incluem, independente da linguagem artística adotada: concepção geral do projeto; currículo dos integrantes; quantidade de apresentações por centro cultural; circulação nos centros culturais; atividades didáticas paralelas (cursos e oficinas); adequação aos espaços dos centros culturais; contrapartidas e adequação do orçamento.

Artigo 18 da Lei Rouanet

Para efeitos de inscrição, o edital trabalha com os seguintes segmentos artísticos:

a) artes cênicas;
b) livros de valor artístico, literário ou humanístico;
c) música erudita ou instrumental,
d) exposições de artes plásticas;
e) doações de acervos para bibliotecas públicas, museus, arquivos públicos e cinematecas, bem como treinamento de pessoal e aquisição de equipamentos para a manutenção desses acervos;
f) produção de obras cinematográficas e videofonográficas de curta e média metragem e preservação e difusão do acervo audiovisual;
g) preservação do patrimônio cultural material e imaterial;
h) construção e manutenção de salas de cinema e teatro, que poderão funcionar também como centros culturais comunitários, em Municípios com menos de 100 mil habitantes.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente