Participamos do

Adolescentes das ''Quadras'' participam de oficina de grafite com artista Luz

A iniciativa inclui os jovens no universo da arte urbana e mostrar que o grafite vai muito além de marcas deixadas nos muros da cidade
16:20 | Mar. 31, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Os muros dos grandes centros urbanos viram tela nas mãos dos grafiteiros. As paredes ganham cor e deixam a paisagem de concreto muito mais colorida e carregada de significado. A arte de desenhar e colorir com spray de tinta agora está ao alcance de crianças e adolescentes da comunidade São Vicente de Paulo, Aldeota, em Fortaleza, por meio da oficina ‘Colorindo as quadras’, ministrada pelo artista urbano Luz.
 
A iniciativa inclui os jovens no universo da arte urbana e mostrar que o grafite vai muito além de marcas deixadas nos muros da cidade. A oficina, iniciada em fevereiro deste ano no Centro comunitário José Magalhães Porto, conta com cerca de 30 alunos. A ação é uma iniciativa do Projeto Maré e tem o apoio das empresas privadas  C.Rolim Engenharia e Hiper Cor, que fornecem material didático aos alunos e as tintas.
 
Com 20 anos de carreira, o artista Luz disse diz que está muito feliz em participar desse projeto e que “quando há oportunidade de juntar arte e educação os resultados são lindos”.
 
Hugo Paker, 28 anos, morador da comunidade, diz que sempre teve interesse em grafite e adorou a oportunidade de participar da oficina. Segundo Paker, esse tipo de ação é importante por influenciar positivamente no comportamento dos jovens. “A oficina ajudou a agregar valor à arte do grafite. O Luz é um artista bacana. Ele incentiva muitos os alunos e isso faz diferença”.
[FOTO2] 

De acordo com Paulo Anastácio, vice-presidente da Associação São Vicente de Paulo, a oficina é uma oportunidade para que os jovens entrem em contato com arte e educação. Para Anastácio, esse tipo de ação ajuda a afastar os jovens da criminalidade. “Essa oficina é muito bacana, pois reflete positivamente no comportamento dos jovens. Os alunos se interessam e se dedicam muito nas aulas“.
 
[FOTO3] 

O encerramento da oficina será nos dias 2 e 3 de abril, a partir das 9 h,  onde os alunos irão grafitar em um grande painel localizado à rua Beni de carvalho com Vicente Leite, no bairro Aldeota, e colocarão em prática tudo que aprenderam.
 
 
 
Matéria alterada em 1º de abril, às 11:40 
 
 
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente