Participamos do

Leste Oeste vai receber ação de conscientização de limpeza urbana

A proposta é abordar comerciantes, moradores e catadores do entorno para falar sobre o descarte correto dos resíduos domiciliares
18:00 | Fev. 01, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Prefeitura de Fortaleza vai realizar, a partir desta terça-feira, 2, às 9 horas, uma ação de conscientização para alertar da importância do descarte correto dos resíduos domiciliares e dos serviços de limpeza no entorno da avenida Presidente Castelo Branco, Leste-Oeste, Regional I. O trabalho se estende até sexta-feira, 5, sempre nos horários de 9 às 17 horas.

A proposta é conscientizar comerciantes, moradores e catadores sobre o descarte corretos do lixo por meio de abordagens de agentes de limpeza urbana e articuladores das secretarias. Além disso, haverá fiscalização para os geradores de resíduos no local. “As pessoas precisam entender que a limpeza da cidade é uma responsabilidade de todos. Com esse trabalho, nosso objetivo é tornar a nossa cidade mais limpa e mais consciente”, afirmou o coordenador especial de limpeza urbana, Albert Gradvohl.

Segundo o coordenador, essa conscientização é essencial também por conta das epidemias da dengue e do zika vírus, causado pelo mosquito Aedes aegypti, que se agrava nesse período de chuva.”O fortalezense precisa entender que a limpeza urbana e a saúde pública também é responsabilidade de cada um”, declarou.
 
[SAIBAMAIS3] 

Durante as abordagens, também vai ser apresentado aos moradores os serviços disponibilizados gratuitamente nos quatros novos ecopontos, locais adequados para o descarte de resíduos sólidos de pequenas proporções, em funcionamento na cidade. Os equipamentos oferecem maior eficiência de limpeza urbana.

Atualmente, Fortaleza conta com quatro ecopontos, sendo três em formato de contêiner nos bairros Conjunto Esperança, Reginal V; São João do Tauape e Varjota, Regional II; e Fátima, IV. Mas de acordo com a Prefeitura, a cidade terá, até o final do ano, um total de 25 desses equipamentos com uma maior estrutura  que serão unidades administrativas das Zonas Geradoras de Lixo, ZGLs, de cada bairro. 
 
Coleta domiciliar
O serviço é realizado três vezes por semana nos bairros de Fortaleza, de acordo com o calendário de coleta de cada bairro. Com base nessa programação, a Prefeitura orienta que o descarte do lixo seja realizado apenas nos dias e horários definidos.
 
Serviço
Ação de conscientização e limpeza na Avenida Leste Oeste
Período: De 02 a 05 de fevereiro de 2016, de terça a sexta-feira.
Local: Avenida Presidente Castelo Branco, Leste Oeste.
Horário: De 9 às 17 horas 
 
Mapa colaborativo 
Você pode denunciar um ponto de descarte irregular de lixo no mapa colaborativo 2016 do O POVO Online:
[VIDEO1] 
 
Para isso:
Clique aqui e acesse o mapa

— No campo de busca, digite o endereço do despejo de lixo que queiras denunciar como ilegal

— Clique em "adicionar marcador", na barra imediatamente abaixo ao campo debusca, e marque o  local que queiras denunciar.

— Abrirá uma caixa em que é possível descrever como se forma o lixão. Também se pode enviar foto, ao clicar no símbolo de uma câmera fotográgica no canto inferior direito. A imagem precisa estar hospedada em algum servidor na internet.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

— Esteja logado em sua conta Google

 
 
Redação OPOVO Online 



Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente