PUBLICIDADE
Notícias

Fortaleza registra segunda maior chuva do ano

As chuvas, registradas entre as 7 horas da última quinta-feira, 18, e as 7 horas de sexta, foram provocadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT)

11:28 | 19/02/2016
NULL
NULL

A chuva observada em 96 municípios do Ceará* nesta sexta-feira, 19, trouxe o segundo maior volume do ano registrado em Fortaleza. Foram 93.6 mm observados no posto do Pici, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), entre as 7 horas da última quinta-feira, 18, e as 7 horas de sexta.

Até o momento, a maior chuva na capital, desde de março de 2015, foi no dia 21 de janeiro, quando foram registrados 95 mm. As chuvas foram provocadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). "É um fenômeno típico da quadra chuvosa, que ocorre entre fevereiro e maio", detalha o meteorologista Raul Fritz.

Em janeiro, período chamado de pré-estação chuvosa, o Ceará alcançou o dobro da média histórica do mês. O acumulado foi o maior dos últimos quatro anos para o mês, mas em fevereiro esse volume esteve reduzindo significativamente. 


Segundo Fritz, a redução ocorre devido à intensidade do El Niño e aos baixos níveis de variação da temperatura do oceano Atlântico. "A forma como o oceano está se apresentando, em termos de temperatura, indica essa tendência de chuva abaixo do acumulado da média na estação chuvosa".

O oceano mais quente, abaixo da linha do Equador, influencia para a ocorrência de mais chuvas. "Mas a maior influência desses fenômenos deve ser a partir de março", completa Fritz.

A previsão da Funceme para está sexta-feira, em todo o Ceará, é de nebulosidade variável com eventos de chuva no centro-norte e possibilidade de chuvas no centro-sul.

Trânsito
A Autarquia de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) informou que não foi acionada para nenhuma ocorrência de alagamento, durante a manhã desta sexta. Três semáforos apresentaram falhas e ficaram apagados, mas foram normalizados. Foram eles: rua Sebastião de Abreu, próximo ao Iguatemi; cruzamento da Otávio Lobo com Bento Albuquerque; e Carolina Sucupira com Henrique Sabóia.

[SAIBAMAIS 3] Maiores chuvas
Fortaleza teve a maior chuva do Ceará nesta madrugada, ainda conforme os dados da Funceme. Em seguida, registraram os maiores volumes: Acaraú (81.3 mm), Uruoca (70 mm), Granja (56 mm), Martinópole (52 mm), Pentecoste (48.6 mm), Ibiapina (46.5 mm) e Senador Sá (45 mm).

O relatório de monitoramento diário dos açudes do Estado, feito pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), mostra que não houve aporte significativo nos reservatórios. Apenas o açude de Caldeirões, em Saboeiro, está sangrando.

Ao todo, 130 açudes estão com volumes inferiores a 30%. Além do açude Caldeirões, dois açudes estão com volume acima de 90%: Trici (em Tauá) e Colina (em Quiterianópolis).

 *Os dados da Funceme podem ser atualizados durante o dia

TAGS