Participamos do

Dia Nacional do Zelador é comemorado nesta quinta; confira curiosidades da profissão

"Isso significa que a gente existe", afirma a zeladora, Nádia Alves Domingos, ao descobrir a existência da data que a homenageia
18:38 | Fev. 11, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Nesta quinta-feira, 11 de fevereiro, é comemorado o Dia Nacional do Zelador. A data homenageia os profissionais que mantêm diariamente espaços limpos, organizados e seguros, sejam estes públicos ou privados, possibilitando melhor qualidade de vida e de trabalho à toda a sociedade.

O dia oficial foi instituído por meio do Decreto de Lei nº 2.131, de 4 de outubro de 1979, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
[SAIBAMAIS 4]
Segundo a chefe da Seção de Relações do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará (SRTE/CE),  Jeritza Jucá, um profissional desta classe de trabalhadores tem remuneração média de R$ 803,80 (piso salarial), com duração normal do trabalho de até oito horas diárias. A hora noturna, jornada compreendida entre 22 horas e 5 horas, incide 21% sobre o valor da hora normal.

Caso trabalhe em estações coletoras de tratamento de esgoto, o profissional tem direito ao adicional de insalubridade, voltado para funcionários expostos a agentes nocivos à saúde. O adicional, no grau máximo, é calculado sobre 40% do salário-base.

De acordo com um levantamento disponibilizado pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine), cerca de 35.428 pessoas ocupam vagas na família de Trabalhadores nos serviços de administração de edifício.

A categoria engloba garagistas, ascensoristas, sacristãos (fiscais de capelas) e zeladores de edifícios residenciais e comerciais. Os dados são do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), relativos ao ano de 2014.

"A gente existe"

Nádia Alves Domingos, 34 anos, atua como zeladora no jornal O POVO há cerca de dois anos, limpando salas, mesas e banheiros todos os dias.

Antes de se tornar zeladora, Nádia trabalhou como empregada doméstica e funcionária de restaurante e, apesar de exercer a função por necessidade, se diz feliz por descobrir a existência da data especial.

"Isso significa que a gente existe. Para muitas pessoas, a gente não existe", afirma Nádia que ressalta não permitir que a "indiferença" e os "narizes empinados" interfiram em sua vida.

[FOTO2]

Profissional do "zelar"

No dia 9 de fevereiro também é comemorado o Dia do Zelador Escolar. O profissional costuma ser homenageado nas escolas com flores, café da manhã especial ou um dia de folga.

De modo geral, como o próprio nome revela, os profissionais da categoria são responsáveis por 'zelar' pela segurança das pessoas e de patrimônios, controlam a circulação de pessoas e veículos em estacionamentos, realizam pequenos reparos, conduzem elevador, recebem objetos e mercadorias, e ainda prestam assistência em Igrejas, seja auxiliando religiosos ou ornamentando igrejas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente