Participamos do

Chove em mais de 120 municípios cearenses, mas volume começa a diminuir

Volume das chuvas, mesmo nas cidades com as maiores precipitações, começa a cair. Mas a previsão é que o clima ameno dure até a primeira quinzena de fevereiro
11:35 | Fev. 02, 2016
Autor Amanda Araújo
Foto do autor
Amanda Araújo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em 130 municípios do Estado, na madrugada desta terça-feira, 2. Conforme dados dos postos pluviométricos do órgão, entre as 7 horas da manhã de segunda-feira e as 7 horas desta terça, a maior precipitação ocorreu em Acaraú, no Litoral Oeste, onde choveu 52.4 milímetros.

Apesar das chuvas continuarem na maioria dos municípios cearenses, com o início da quadra chuvosa a tendência é que, não só as chuvas diminuam nas cidades, como o volume registrado nos postos abaixem. Os sistemas que atuaram na pré-estação, como os Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN), não têm relação com a quadra chuvosa, mas até a primeira quinzena de fevereiro podem influenciar nas precipitações.

''A natureza não segue o nosso calendário humano, então ainda teremos essas chuvas oriundas da pré-estação. Mas daqui pra frente, os sistemas atuam em menor frequência, podendo diminuir o volume das chuvas”, explica o meteorologista da Funceme, Raul Fritz.

Agora, o volume das chuvas, mesmo nas cidades com as maiores chuvas, começa a cair pela metade. Abaiara, por exemplo, registrou na última segunda-feira a maior precipitação entre os municípios cearenses, com 75 mm -valor que caiu para 50 mm nesta madrugada.  "Podemos ter chuvas intensas, claro, mas principalmente por conta do El Niño temos uma previsão de chuvas abaixo da média histórica", lembra Fritz.

Frio na capital cearense
Em Fortaleza , o posto da Messejana registrou 17 mm, durante acúmulo desta madrugada. As chuvas trazem ventos frios que contribuem para a sensação térmica de frio na capital cearense.

"Temos esta temperatura mais agradável, que a própria cobertura das nuvens de chuvas propicia. Essas nuvens não deixam a superfície aquecer, deixando a temperatura mais baixa", completa Fritz.

Maiores chuvas em 02/02/16
Acaraú (52.4 mm)
Abaiara (50 mm)
Paracuru (49 mm)
Icó (48 mm)
Miraíma (45 mm)
Crateús (44 mm)
Novo Oriente (42.5 mm)
Orós (42 mm)
Aracati (41 mm)
São Gonçalo do Amarante (40 mm)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente