Participamos do

Após notificação, engenheiro defende estrutura para o Carnaval da Domingos Olímpio

A montagem da arquibancada repercutiu nas redes sociais após a publicação das imagens dos calços de madeira. O engenheiro da Arte Produções, empresa responsável pelo projeto, falou sobre o processo
20:31 | Fev. 04, 2016
Autor Rubens Rodrigues
Foto do autor
Rubens Rodrigues Repórter do OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) notificou o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará nesta quinta-feira, 4. A citação fala sobre a montagem das arquibancadas para o Carnaval, na avenida Domingos Olímpio. Emitido por meio do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), o texto quer averiguar se a montagem obedece todas as condições de segurança presentes na legislação em vigor.
 
O MPCE afirmou ainda que notificou o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea) requerendo informações sobre a empresa responsável pela montagem das arquibancadas. Até o momento, não houve retorno do Crea e nem dos Bombeiros. 
 
Na última quarta-feira, 3, as imagens da estrutura com calços de madeira foram publicadas no Facebook pela página Rei do Camarote. As imagens repercutiram na rede social, sendo compartilhadas por mais de 100 pessoas no período de 24 horas. Na publicação, internautas expressaram preocupação com a estrutura e lembraram a queda da arquibancada em 2008, quando 40 pessoas ficaram feridas.
 
De acordo com o engenheiro mecânico responsável da Arte Produções, Alberto Belchior, os calços estão dimensionados para suportar as cargas instaladas. "(A arquibancada) está em fase de montagem e toda a estrutura vai ser devidamente inspecionada e liberada somente no sábado (7) com nosso aval", afirmou. 
 
O engenheiro explicou que os calços de madeira, formados por barrote e cobertos por madeirite, são necessários em virtude do desnivelamento da pista. Além dos barrotes de 15mm, uma chapa de ferro complementa o calço na parte superior. "Este é um elemento rígido, super dimensionado para receber a carga. A estrutura aguenta até 600 kg por metro linear e já foi testada com uma carga quatro vezes maior".
 
Ainda segundo Belchior, a Arte Produções pediu apoio da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) com a passagem dos carros na avenida. O engenheiro garante que a nova estrutura é totalmente segura.
 
Com mais de 15 anos de experiência na área, o técnico informou ainda que a arquibancada pode suportar no máximo duas pessoas por metro linear de degrau, segundo a norma ténica do Corpo de Bombeiro do Estado do Ceará. Alberto Belchior também é responsável pela estrutura montada para o Réveillon de Fortaleza.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente