Participamos do

Volta a chover no Ceará nesta sexta-feira; precipitação de Fortaleza tem maior volume

Fortaleza teve um registro maior que a madrugada anterior, pois o posto do Pici dessa vez marcou 31.8 mm. Ao todo, choveu em 80 municípios cearenses
09:05 | Jan. 08, 2016
Autor Amanda Araújo
Foto do autor
Amanda Araújo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 12 horas

Choveu em 90 municípios cearenses na madrugada desta sexta-feira 8, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O volume de chuva registrado no Estado, no entanto, diminuiu em relação à madrugada anterior. A maior precipitação, entre as 7 horas de quarta até as 7 horas de quinta, foi registrada em Abaiara, com 110 mm, seguida de Jardim, com 85mm. As chuvas provocadas pelo Vórtice Ciclônico, que costuma atuar no Estado na pré-estação chuvosa, devem continuar até o fim do mês.

Itarema teve a terceira maior precipitação, com 79 mm, seguida de Lavras da Mangabeira, com 77.9 mm e Missão Velha, com 68 mm. Em Trairi, a Funceme registrou 65 mm no posto Fazenda Lages. As outras chuvas com registros significativos ocorreram em Milagres (62 mm), Brejo Santo (60 mm), Granjeiro (56.2 mm) e São Gonçalo do Amarante (53.4 mm).

Fortaleza teve um registro maior que a madrugada anterior, pois o posto do Pici dessa vez marcou 31.8 mm. Caucaia teve 17.5 mm, enquanto Pacatuba e Itaitinga tiveram 6 mm cada.

O clima na capital cearense, durante a manhã, deve continuar nebuloso, com eventos de chuva, conforme a previsão da Funceme. No Ceará, a previsão também é de nebulosidade variável, com chuvas, em todas as regiões.

A Funceme aponta ainda que há possibilidade de chuvas isoladas em todas as regiões do Ceará neste sábado, 9, e no sul do estado, neste domingo, 10. Nas demais regiões do Estado, o céu deve ficar parcialmente nublado no decorrer do domingo, 10.
[FOTO4]
Na última quinta-feira, 7, moradores registraram cheia em barragens de Tauá e Massapê, mas os açudes do Estado ainda não sangraram a manhã desta sexta-feira, 8. Ao todo, 136 açudes estão com volumes inferiores a 30%, e nenhum açude cearense está com mais de 90%. Os dados são da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Estão zerados os açudes Forquilha II (Tauá), o Quixeramobim (Quixeramobim), São José I (Boa Viagem), São Domingos (Caridade), Janipapeiro II (Baixio), Cupim (Independência) e São José III (Ipaporanga). Depois desses, há açudes com volumes muito baixos, como o Carmina (0.22%), em Catunda , o Jatobá II (0.34%), em Ipueiras, etc.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente