Participamos do

Vídeo de discussão entre pedestre e motorista repercute no Facebook

Pedestre filmou motorista com carro estacionado na calçada da avenida Santos Dumont
17:18 | Jan. 08, 2016
Autor Lucas Mota
Foto do autor
Lucas Mota Repórter na editoria de Esportes
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Ganhou repercussão nas redes sociais o vídeo de uma discussão entre um motorista de carro, que aparece com o veículo estacionado na calçada da avenida Santos Dumont, e um pedestre inconformado com a situação. A gravação foi divulgada na página do Facebook, "Rei do Camarote", na qual se dedica a publicar "relatos e registros de atitudes anti-cidadãs", como se auto descreve. A publicação já possui 87 mil visualizações e mais de 2.500 compartilhamentos.

O homem que aparece nas imagens é o promotor de Justiça aposentado Marcos de Holanda, condutor com o carro estacionado na calçada da via. A gravação de 43 segundos não mostra o pedestre, autor da filmagem, e já começa com a discussão entre os dois. Abaixo, o diálogo entre eles:

Pedestre
- Não fiz nada com o senhor, o senhor está estacionado na calçada.

Marcos - Sim, e daí?

Pedestre - É proibido.

Marcos - Eu sei. Quer dar aula de Direito a mim, p****?

Pedestre - Pronto, você está estacionado na calçada. Tire lá, seu carro da calçada, senhor autoridade.

Marcos - Pare de filmar, esse é um ato de violência.

Pedestre - Com quem?

Marcos - Eu quebro essa sua máquina.

Pedestre - Olha a idade do senhor, se dê respeito, tire seu carro da calçada.

[SAIBAMAIS3]Na página "Rei do Camarote Fortaleza", foi publicado o depoimento do pedestre, que não tem a identidade revelada. "Estava passando pela Av. Santos Dumont e vi o carro em cima da calçada. Passei por ele e resolvi tirar uma foto para enviar-lhes. Após eu tirar a foto esse Senhor desceu do carro, veio em minha direção e começou a me xingar e me ameaçar dizendo que eu não sabia quem ele era", disse ele.

Ainda conforme o depoimento, o pedestre pediu que o condutor tirasse o carro da calçada e colocasse no estacionamento que a mulher dele se encontrava. "Ele (Marcos de Holanda) disse que não ia colocar, que estava ali por uma necessidade, pois sua esposa estava comprando salgadinhos", relatou o responsável pelo vídeo.

O POVO Online entrou em contato com Marcos de Holanda
, que informou que está consultando o advogado dele para se pronunciar sobre o caso. Apesar disso, ele adiantou que o pedestre "está apresentando somente um lado". "O lado inicial, ele não está apresentando", afirmou Marcos.

[VIDEO1]
O que diz o Código de Trânsito Brasileiro

Segundo o Artigo 181, no inciso VIII, estacionar o veículo no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, é considerado infração grave, com multa e remoção do veículo. Já o inciso IX diz que parar o carro onde houver guia de calçada (meio-fio) rebaixada destinada à entrada ou saída de veículos é infração média, com multa e remoção do veículo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente