Jovens desenvolvem jogo educacional sobre cultura de países latino-americanos
O jogo foi pensado para ajudar alunos de uma escola a aprenderem sobre a cultura de países latino-americanos, tema de um evento que deve ser realizado anualmente
Um grupo de alunos do curso de Sistemas e Mídias Digitais, da Universidade Federal do Ceará (UFC), desenvolveu um jogo educativo com o objetivo de motivar o público a aprender sobre a cultura de países latino-americanos. “Jovem Detetive” foi lançado no final do ano passado e ganhou o prêmio Hipertexto 2015 na categoria Aplicativos Educacionais, durante o 6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, realizado na Universidade Federal de Pernambuco.
O aplicativo começou a ser desenvolvido quando Julianne Holanda, 22, Gabriel Rodrigues, 21, Breno Sousa, 19, e Hiago Bruno, 19, faziam o segundo semestre da faculdade. "Foi um projeto que envolvia várias disciplinas da faculdade, então o desafio maior foi porque ainda estávamos começando a aprender programação, design, javasscript. A gente pensou em fazer um jogo para um cliente real", detalha Julianne.
O grupo escolheu o colégio Canarinho, que realizava um evento sobre a cultura dos países latino-americanos. "A ideia é que esse evento seja repetido a cada ano, então o jogo foi pensado para exercitar o conhecimento dos alunos do 6º ao 9º ano. É uma forma deles aprenderem se divertindo", explica a universitária.
[FOTO2]
"Jovem Detetive" teve a mecânica inspirada nos jogos da franquia ''Where in the World is Carmen Sandiego?'' e design no ''Phoenix Wright''. Breno explica ainda que o jogo levou cerca de três meses para ser finalizado, mas o aplicativo continua sendo melhorado. "Testamos na escola, e os alunos aprovaram. Nós vamos continuar trabalhando nele e queremos avançar", completa Julianne.
Serviço
Acesse o Jovem Detetive no link