Participamos do

Estudante de escola pública é aprovado em medicina na Uece

Além da aprovação na Uece, o adolescente está na lista de espera do curso de medicina na UFC, com apenas duas pessoas à frente
17:16 | Jan. 19, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Com apenas 17 anos, o estudante, José Edvaldo Lima Filho, foi aprovado no curso de medicina da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Além da aprovação na Uece, o adolescente está na lista de espera do curso de medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC), com apenas duas pessoas à frente.

Filho de uma professora de Química e de um funcionário de oficina mecânica, Edvaldo foi aprovado por meio do sistema de cotas raciais e por cursar, com aprovação, as três séries do ensino médio em escola pública.  

O 1º e 2º anos foram cursados no Instituto Federal do Ceará (IFCE) e o 3º ano foi concluído na EEFM Figueiredo Correia, localizada no bairro Benfica.

De acordo com Edvaldo, a conquista veio após três anos de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Inclusive, no ano passado, ele diz ter obtido nota suficiente para cursar Direito na universidade, mas foi impedido por não ter concluído o ensino médio.

No exame, o estudante obteve melhor desempenho na prova objetiva de Matemática e suas Tecnologias (839.9) e na Redação (800).

Conforme a coordenadora pedagógica da escola, Luiza Salgueiro, o jovem se destaca por sua dedicação contínua aos estudos.

"Ele tem até um problema na perna e faz fisioterapia duas vezes por semana. Neste dias, ele chega mais tarde, mas nem por isso deixa de ser um aluno dedicado", elogia.
[FOTO2]       
"Desistir jamais"


Apesar de ter que abrir mão de muitos momentos de lazer, como jogar vídeo game ou restringir o uso da internet, para focar e ampliar seu tempo de estudo, Edvaldo diz que não se arrepender.

"Desde muito pequeno tinha esse objetivo e via essa oportunidade. Fiquei sem reação quando vi meu nome nas listas. Foi a realização de um sonho", ressalta o estudante, que aproveita para dar dicas a quem não se saiu tão bem ou se prepara para o próximo vestibular.  

"Primeiro é preciso ser confiante. Se não conseguiu, ganhou experiência. Desistir jamais", aconselha o jovem.

Segundo ele, outro segredo para conquistar a aprovação é não encarar o estudo como uma obrigação e ter "discernimento de que aquilo vai ser importante".

Esta, segundo ele, seria a parte mais complicada do processo, que também exige organização e apoio das pessoas mais próximas.

"O grande mérito vai para a família e para a escola que estão sempre incentivando, dando ânimo para os alunos, mostrando que eles são capazes", frisa.
Lígia Costa, especial para O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente