Participamos do

Em Maranguape, Secretaria das Cidades entrega fogões sustentáveis

A ação faz parte do programa de Melhorias Habitacionais do Governo do Estado do Ceará
22:36 | Jan. 05, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Por meio do Programa de Fogões Sustentáveis, a Secretaria das Cidades fará entrega de 166 fogões de alta eficiência energética a famílias no distrito de Boa Vista, zona rural de Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza, nesta quarta-feira, 6. Desde dezembro do ano passado até o final deste mês, a Secretaria prevê entregar 1.500 unidades de fogões sustentáveis à população do interior do Ceará, que vivem em situação de baixa renda. A ação faz parte do programa de Melhorias Habitacionais do Governo do Estado do Ceará que investiu R$ 3,2 milhões na compra de 3.625 unidades de fogões que serão entregues até o final do mês de abril deste ano.

 Para se beneficiado pelo Programa, as famílias devem ser cadastradas no sistema de Cadastro Individual de Beneficiários (Cadib), disponível no site da Secretaria das Cidades. Após o cadastramento é realizada uma análise para garantir a veracidade das informações e se atendam aos critérios de participação. Para ser atendida, a família precisa ter renda per capita de até meio salário mínimo e não possuir nenhum fogão sustentável concedido pelo Estado. Além disso, para a ordem de classificação dos beneficiários, são levados em conta os seguintes critérios: famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar; que possuem sistema de abastecimento d’água residencial; que possuem criança menor que 15 anos de idade; ser/ter pessoa portadora de deficiência; ou ser/ter idosos com idade acima de 65 anos.

 Funcionamento

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 O fogão sustentável apresenta uma versão diferente do modelo de fogão à lenha tradicional, com eficiência energética superior em 96%. As unidades possuem uma gaveta onde é colocada a lenha para a queima. Com o calor, uma chapa de aço acoplada na parte superior esquenta garantindo o cozimento rápido da comida. As cinzas produzidas caem em um depósito dentro do fogão, e a fumaça é canalizada por uma tubulação que é lançada para fora da casa pela chaminé. O fogão possui além das bocas tradicionais, um forno que auxilia no desempenho do processo de cocção.

 De forma complementar, o projeto também proporciona a seus beneficiários a educação ambiental para conscientização quanto à importância da preservação do meio ambiente e valorização da caatinga, de onde é retirada a madeira, além da correta utilização do fogão. Essa ação é realizada por meio de capacitações aplicadas pela equipe da Coordenadoria de Habitação de Interesse Social da Secretaria das Cidades.

 Projeto Fogões Sustentáveis

 O projeto Fogões Sustentáveis teve início em 2007 dentro do programa de Melhorias Habitacionais, da Secretaria das Cidades. De lá para cá, foram investidos R$ 8.798.681,49 até 2014. Neste período, foram beneficiadas 16.998 mil famílias com a entrega de unidades de fogões ecológicos, sendo 13.497 no modelo anterior de alvenaria e 3.500 com o modelo atual, que possui maior eficiência energética.

 Serviço – Entrega dos fogões sustentáveis
Onde: E.M.E.F. MIGUEL VIEIRA DA ROCHA
Horário: 10h30min.
Endereço: Distrito de Boa Vista dos Vieira, S/N, Maranguape, CE

 

 Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente