Participamos do

Campanha mobiliza doações de plaquetas para jovem com leucemia

A universitária Bruna Aguiar, 24, foi diagnosticada com leucemia no final de 2015 e está em coma induzido precisando de doações de plaquetas
18:22 | Jan. 05, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Familiares e amigos da universitária Bruna Aguiar, 24, mobilizam-se para conseguir doações de plaquetas. Bruna, que é estudante de Publicidade e Propaganda, dj e mãe de um menino de 7 anos, luta desde o dia 28 de dezembro luta contra o diagnóstico de leucemia. Na véspera de Ano Novo, Bruna foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Antônio Prudente, no bairro José Bonifácio. Sem conseguir respirar sem a ajuda de aparelhos, a estudante é mantida em coma induzido.

“São 20 bolsas de plaquetas que ela recebe todos os dias, parte de um tratamento de dois anos e meio que vem pela frente. Como o volume é grande, na segunda-feira (4), nos avisaram que o estoque não ia dar conta. E aí a gente se aperreou,porque ela vai precisar sempre, inclusive quando a quimioterapia fizer efeito, a contagem de plaquetas dela vai diminuir”, detalha Priscilla Aguiar, 33, analista de sistema e irmã de Bruna.

Na semana anterior ao Natal, no dia 18 de dezembro, Bruna procurou atendimento emergencial, reclamando de fortes dores na virilha. O diagnóstico foi de dor muscular. Dias depois, um sangramento na gengiva a fez procurar um dentista, que afirmou se tratar de tártaro. No dia 23, manchas roxas apareceram em sua pernas e, como não sumiam, Bruna voltou ao médico no dia 26.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Só aí fizeram um exame de sangue, e perceberam que a contagem de plaquetas dela estava muito baixa. Na segunda-feira o oncologista confirmou o diagnóstico de leucemia. Ela e todos nós ficamos muito assustados”, relembra irmã.

Para doar

A campanha dos familiares e amigos pede para que sejam doadas plaquetas ou sangue no banco de sangue do Fujisan (avenida Barão de Studart, 2616 - Dionísio Torres) em nome de Bruna Nogueira Aguiar, internada no Hospital Antônio Prudente.

De acordo com Edna Freitas, funcionária do Fujisan, para doação de plaquetas é necessário pesar mais de 65kg e passar por testes de calibre da veia e hemograma, para saber se o doador está apto. Se o resultado for positivo, o doador pode realizar a doação de plaquetas semanalmente. Se não atender ao requisitos, o doador pode doar sangue. Cerca de 8 a 10 bolsas de sangue poderão se tornar uma unidade de plaqueta.

Serviço

Para doar no Fujisan

Endereço: avenida Barão de Studart, 2626 - Dionísio Torres

Telefone: (85) 4009-6730 Horários: 7h30 a 18h (segunda a sexta) e 7h30 a 13h (aos sábados)

Doação: Bruna Nogueira Aguiar – Hospital Antônio Prudente

 

Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente