PUBLICIDADE
Notícias

Unidade do Centro Pop é interditada; Prefeitura diz que houve quebradeira

Centro teve pias, chuveiros e portas depredadas por um grupo de moradores de rua, conforme a Prefeitura. A Guarda Municipal foi acionada para o local, que está interditado para reparos. Os moradores de rua foram encaminhados para o Pop no Benfica e Centro de Convivência no Centro, diz a Setra

12:27 | 09/09/2015

A Unidade do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Pop), na rua Antônio Pompeu, foi interditada temporariamente para reparos, conforme a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra). A Prefeitura diz que um grupo de moradores de rua promoveu uma quebradeira no local, na última sexta-feira, 4, quando o abastecimento de água estava suspenso.

De acordo com o secretário Cláudio Ricardo, titular da Setra, um grupo de cinco acolhidos no Centro ficou irritado com a falta d’água e quebrou pias, chuveiros e portas da unidade. “A questão da água não estava sob a nossa jurisdição, foi interrompido para o serviço da Cagece. Um pequeno grupo se exaltou e quebrou as pias e pontos de água”, explicou.

Cláudio disse que a unidade possui caixa d’água, mas a como a demanda é alta houve um momento em que a pressão diminuiu. “Os acolhidos usam muito, lavam roupa e tomam banho. Os serviços de recuperação, no entanto, já foram iniciados e eles foram encaminhados para a unidade do Benfica e Centro de Convivência para Pessoas em Situação de Rua [ na Sólon Pinheiro]”, destacou.

A previsão é que os serviços de reparo terminem nesta semana, com a reabertura da unidade na próxima segunda-feira, 14. O Pop do Centro atende uma média de 80 pessoas, por dia, mesma média da unidade do Benfica. Nessa terça-feira, 8, no entanto, o número de atendimento dobrou no Pop Benfica, que tem capacidade máxima para 120 pessoas. Os dados são da Setra.

Inaugurado em junho, o Centro de Convivência para Pessoas Adultas em Situação de Rua, que funciona no bairro José Bonifácio, tem capacidade máxima para 200 pessoas. A média de atendimento diária é de 120 pessoas por dia.

Os Pop no Centro e Benfica funcionam de segunda a sexta-feira, de 8h às 17 horas. Os espaços são destinados ao acolhimento de pessoas em situação de rua, com a pestação de serviços de acesso à documentação oficial, Cadastro Único para Programas Sociais, atividades socioeducativas e artísticas. 

Segurança

A Guarda Municipal foi chamada para fazer a segurança do Pop no bairro Centro, na manhã desta quarta-feira, 9. A recomendação, conforme a assessoria da Guarda, é preservar o patrimônio público e somente intervir se houver necessidade de coibir danos ao equipamento e às pessoas que utilizam o espaço.

Apesar da interdição ser divulgada pela Prefeitura como temporária, leitores do O POVO Online disseram ter sido informados que o fechamento era por "tempo indeterminado". Uma fonte, que preferiu não se identificar, disse que os moradores de rua tentaram entrar no local para buscar pertences pessoais. 

Serviço
- Pop Centro (interditado):  rua Antônio Pompeu, 134 , bairro Centro.
- Pop Benfica: Av. da Universidade, 3215, no bairro Benfica.
- Centro de Convivência para Pessoas Adultas em Situação de Rua: Solon Pinheiro, 898, no bairro José Bonifácio.
 

TAGS