Participamos do

Fortaleza adotará sistema de dados inteligente e popular

Prefeitura lançará novo programa para melhoria de gestão a partir de participação da sociedade
16:24 | Dez. 18, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
“Fortaleza Inteligente” é o novo programa que será lançado na Capital para tornar a cidade mais digital, e consequentemente, inteligente. O conceito visa a adoção de tecnologias que facilitarão a participação popular para melhorar a gestão por meio de compartilhamentos e integração de dados da administração.
 
A ação realizada pela Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova) visa a adoção de uma nova cultura na administração guiada pela abertura de um banco de dados atrativos para a população. De acordo com a Coordenadoria, isso torna a cidade atrativa para a participação de empreendedores, investidores e sociedade.
 
A solenidade ocorrerá na terça-feira, 23, no auditório do Paço Municipal às 14h e inicialmente apresentará as propostas “Dados Abertos”, “Marco Legal”, “Participação Popular” e wi-fi público e gratuito.
 
Dados abertos

O portal de Dados Abertos, já disponível com mais de 50 arquivos em diversas áreas, torna públicos dados diversos sobre a cidade de Fortaleza em formatos aptos a serem usados por softwares desenvolvidos por e para qualquer pessoa. É uma ferramenta social que visa a melhoria de vida na Capital.

Marco Legal

O prefeito Roberto Cláudio (Pros) assinou um decreto da Infraestrutura de Dados Abertos (IMDAFOR) para institucionalizar a participação de diferentes órgãos públicos da administração quanto à filosofia de dados abertos.

Convergente com o que propõe a Infraestrutura Nacional da Dados Abertos (Inda), estabelece-se com a IMDAFOR o marco legal para o perfeito funcionamento do Portal de Dados Abertos.

Participação Popular

O portal Fortaleza Participa visa a potencializar a participação pública para novas idéias com a sociedade da Capital. O objetivo é debater diferentes temas com a população por meio da ferramenta Ágora Delibera.

O primeiro tema será a Política de Acesso Gratuito à Internet nos locais públicos.

Wi-Fi Público Gratuito

A ação visa ainda prover acesso gratuito e de qualidade de internet wi-fi em Fortaleza. Está sendo lançado o programa com pontos distribuídos em locais estratégicos, como praças, parques e paradas de ônibus. 

De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, ainda em dezembro, a Praça do Ferreira, Praça José de Alencar, Praça da Estação, Passeio Público, Praça do Coração de Jesus e Parque das Crianças terão cobertura. Para acessar o serviço é necessário realizar um cadastro no portal de dados do órgão.

Mais inteligência

Outros projetos serão desenvolvidos em 2015, como o Novo 156, com serviços sob a direção da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos e a Central de Operações da Cidade, que atuará de forma integrada com a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania, Guarda Municipal e concessionárias de serviços para Fortaleza.
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente