Participamos do

Extintores de incêndio ABC estão em falta em Fortaleza

Depois do prazo, se comprovado a falta de extintores, Detran estudará possibilidade de prorrogação da lei
19:34 | Dez. 30, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Extintores do tipo ABC estão em falta em Fortaleza. Motoristas tem até quarta-feira, 31, para trocar a peça ou estarão sujeitos à multa e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O POVO Online foi em três postos de combustíveis e verificou que não existem mais extintores à venda. Na Auto Peças Padre Cícero o produto também esgotou.

De acordo com o gerente da loja Padre Cícero da Antônio Sales, Fabiano Barros, em 10 dias foram vendidos 3 mil extintores e a previsão é que só cheguem novas peças entre o dia 5 e 10 de janeiro.

Já na Padre Cícero da Oliveira Paiva, em uma hora foram vendidos 40 extintores.

A legislação federal coloca a substituição como obrigatória, já que a fórmula utilizada é capaz de apagar fogo de painéis, bancos e revestimentos internos, mangueiras e fogo de capô (classe A). A multa para quem não trocar o equipamento é de R$ 127,69.

Conforme divulgou O POVO, a lei havia sido aprovada em 2009, mas não entrou em vigor de forma imediata por causa do prazo de adequação dos veículos fabricados em 2004, visto que os de 2005 já vinham com este modelo.

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) informou aplicará as medidas impostas na lei. Caso os produtos estejam em falta, o órgão fará um estudo para ver se é viável uma prorrogação.

De acordo com o Detran, o condutor de veículo que for autuado com um extintor que não segue o padrão terá os documentos do veículo apreendidos e terá até 48 horas para a regularização.

Sobre a prorrogação do prazo, O POVO Online entrou em contato com a assessoria do Ministério das Cidades, mas ainda não obteve resposta.
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente