PUBLICIDADE
Notícias

Eleições para o Crea-CE e Confea acontecem quarta

As eleições para escolha da presidência, conselheiros federais e dirigentes dos Conselhos Regional e Federal de Engenharia e Agronomia acontecem no próximo dia 19.

19:33 | 12/11/2014
As votações para a presidência e outros dirigentes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) acontecem na próxima quarta, 19. Na eleição, os integrantes dos conselhos de todo o País devem escolher o presidente, conselheiro federal, diretor geral e diretor administrativo. 

No mesmo dia, também deve ser eleito os representantes da Mútua - - Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas - é uma sociedade civil sem fins lucrativos criada pelo Confea. O principal objetivo da Mútua é oferecer aos associados planos de benefícios sociais, previdenciários e assistenciais, de acordo com sua disponibilidade financeira, respeitando o seu equilíbrio econômico-financeiro.

No Ceará, estão aptos a votar 20.551 profissionais, em dia com esse sistema profissional. O prazo para resolver pendências se expirou 30 dias antes do pleito. No Estado, as eleições acontecem em 27 pontos de votação, distribuídos na Capital e no Interior, incluindo a sede do Crea-CE, entidades de classe, instituições de ensino, inspetorias e postos avançados, entre outros. As eleições, que ocorrem a cada três anos, serão eletrônicas para os profissionais que fazem parte do sistema e manual para associados à Mútua. O pleito será realizado simultaneamente em todo o País, das 9h às 19 horas, obedecidos os horários locais.

Neste ano, por determinação da Comissão Eleitoral Regional, o órgão promoveu debates entre os candidatos no auditório do Créa-CE. Abertos ao público interessado, os debates foram transmitidos, ao vivo, pela web TV Crea-CE. Além disso, todos os candidatos no Ceará concederam entrevista na TV Crea-CE, quando puderam expor seu currículo e propostas.
 
 
Candidatos

Para a presidência do Crea-CE, o candidto escrito, o engenheiro civil Victor Frota Pinto, pleiteia a reeleição e teve a sua candidatura homologada pelo plenário do Conselho Federal. Ele é o único candidato. Três candidatos concorrem ao Confea: o engenheiro civil José Tadeu da Silva (também pleiteia a reeleição); o engenheiro-agrônomo e técnico em eletrotécnica, José de Paula Alonso, e o engenheiro civil Henrique Leite Luduvice. No Ceará, duas chapas de engenheiros-agrônomos concorrem ao cargo de conselheiro federal: a de Ésio do Nascimento e Silva e Célio Moura; e de Maria Helena de Araújo e João Hélio Torres D'Ávila.

Neste pleito, em âmbito local, haverá disputa, ainda, para a Caixa de Assistência. O engenheiro civil Gerardo Santos Filho e o geólogo Frederico Tavares de Sá disputam à diretoria geral da Mútua-CE. Já para a diretoria administrativa concorrem o engenheiro civil e professor Vicente de Paulo Melo Lima e o técnico em eletrotécnica e professor Antônio Castro de Sousa.

Mesmo o voto não sendo obrigatório, o Crea-CE ressalta-se a importância do processo democrático e a participação dos profissionais cearenses na eleição, uma vez que as lideranças que estarão à frente do sistema nos próximos três anos serão determinantes para traçar os rumos do desenvolvimento da área tecnológica. Os eleitos assumem no primeiro de janeiro do próximo ano. O prazo final do mandato é 31/12/2017. A previsão é de que o resultado seja divulgado na noite do dia 19.

Redação O POVO Online

TAGS