Participamos do

Campanha pretende estimular boa convivência entre motoristas de ônibus e ciclistas em Fortaleza

Evento ocorre nos dias 25 e 26 e busca atingir cerca de cinco mil operadores de transporte público da Capital
17:06 | Nov. 24, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Promover a boa convivência entre motoristas de transporte público e ciclistas de Fortaleza é o objetivo de uma ação que será realizada nos dias 25 e 26 de novembro, nos sete terminais de integração, na Praça Coração de Jesus e na Praça da Estação, no Centro da Capital. A ação visa atingir cerca de cinco mil operadores de ônibus e vans.

Inicialmente haverá a distribuição de camisetas com o símbolo da campanha para todos os motoristas que trabalham nos itinerários de Fortaleza. Além disso, haverão abordagens e entrega de materiais informativos com dicas de segurança, legislação de trânsito e resumo dos investimentos que são realizados na mobilidade urbana.

Na terça-feira, 25, as abordagens serão realizadas nos terminais do Antônio Bezerra, Conjunto Ceará, Lagoa, Messejana, Papicu, Parangaba e Siqueira. Posteriormente, no dia 26, os trabalhos serão desenvolvidos nos terminais abertos da Praça Coração de Jesus e Praça da Estação.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Cerca de 600 auxliares de operação e apoiadores estarão envolvidos no evento.

A iniciativa ocorre em parceria com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, através do Plano de Ações Imediatas de Trânsito e Transporte (PAITT), a Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH), a Autarquia Municipal de Trânsirto, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).

"Estamos incluindo abordagens educativas na nossa rotina e inserindo o modal bicicleta no treinamento dos motoristas que estão sendo preparados para entrar no sistema de transporte coletivo da cidade”, explica o presidente da Etufor, Antônio Ferreira.

Já o secretário de Direitos Humanos, da SCDH, diz que a campanha é oportuna neste momento que a cidade assume a bicicleta como meio de transporte. O presidente do Sindiônibus, Dimas Barreira, relata que Fortaleza dá mais um passo em direção à modernidade. "Segurança e fluidez devem andar junto para melhorar a nossa qualidade de vida e para isso o respeito às ciclofaixas e faixas exclusivas de ônibus é fundamental”, concluiu Dimas.

Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente