Participamos do

Escolas de Fortaleza recebem representantes do Prêmio Jovem Cientista

As inscrições para a 28ª edição do Prêmio Jovem Cientista estão abertas até o dia 19 de dezembro. Em sua 28° edição, projeto aborda ''Segurança Alimentar e Nutricional''
13:58 | Out. 06, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Uma equipe do Prêmio Jovem Cientista visita nesta quarta-feira, 7, 12 instituições de ensino de Fortaleza. Na ocasião, o tema da 28ª edição do projeto,’’ Segurança Alimentar e Nutricional’’, será apresentado aos gestores, professores e estudantes do Ensino Médio, que receberão dicas para desenvolver os trabalhos de pesquisa.

O tema escolhido, conforme o projeto, foi escolhido devido ao papel decisivo que o Brasil tem no futuro dos alimentos, pois trata-se de país com “vasto território agricultável e uma indústria de alimentos dinâmica e competitiva; mas, também enfrenta grandes desafios que requerem soluções viáveis”.

As inscrições para a 28ª edição do Prêmio Jovem Cientista estão abertas até o dia 19 de dezembro, através do site. Podem participar estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior, mestres e doutores. Os estudantes do ensino médio ainda contam com Webaulas sobre Segurança Alimentar e Nutricional, com material didático gratuito e online.

Tema
Dentre as principais questões que envolvem o tema se Segurança Alimentar, serão levantadas as perguntas: como produzir alimentos sem degradar o ambiente? Como satisfazer às necessidades nutricionais de uma população que cresce e envelhece? Como diminuir o desperdício e aumentar a qualidade de nossa dieta? O debate também pretende englobar a cadeia de produção dos alimentos, com opções de transporte, armazenamento e conservação – ‘’do campo à mesa’’.

De acordo com a organização das nações unidas para agricultura e alimentação, mais de 900 milhões de pessoas no mundo se alimentam menos que o suficiente para serem consideradas saudáveis, um cenário que torna políticas públicas de segurança alimentar imperativas para o desenvolvimento social.

Jovem cientista
O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, e conta com patrocínio da Gerdau e da BG Brasil. Quatro categorias são premiadas: Mestre e Doutor, Estudante do Ensino Superior, Estudante do Ensino Médio e Mérito Institucional.

Há ainda um prêmio de Mérito Científico para um pesquisador doutor que, em sua trajetória, tenha se destacado na área relacionada ao tema da edição. Os orientadores das três categorias principais e as escolas dos três classificados do Ensino Médio são agraciados com laptops, como forma de estimular e reconhecer a cadeia de aprendizagem.

Na categoria Mérito Institucional são premiadas as duas instituições – uma do ensino médio e outra do ensino superior – às quais estiver vinculado o maior número de trabalhos, com mérito científico, inscritos nas categorias Mestre e Doutor, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio.

Agenda no Ceará:
Terça-feira, dia 7
9h - EE de Educação Profissional Joaquim Nogueira
10h – Colégio Militar de Fortaleza
11h – Colégio Batista Santos Dumont
14h – EEFM Clóvis Bevilaqua
15h - Colégio Christus
16h - Colégio Farias Brito

Quarta-feira, dia 8
8h - Colégio 7 de Setembro
9h - EEFM Dr.César Cals
10h30 - Colégio Irmã Maria
13h – EEFM General Murilo Borges Moreira
14h - Colégio Espaço Aberto
15h30 - Colégio da Policia Militar

Quinta-feira, dia 9
8h30 - Faculdade e Colégio Lourenço Filho
10h - Colégio Santa Cecília
11h – SEDUC
14h - EEFM Dona Luíza Távora Pio XXII
15h - Colégio Lourenço Filho

Redação O POVO Online com informações do Prêmio Jovem Cientista

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente