Participamos do

Mutirão de endividamento registra 74% de acordos

Segundo o Procon, os 74% de acordos e remarcações são referentes às audiências em que ocorreu acordo finalizado e satisfatório para as partes envolvidas
08:43 | Set. 12, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Mais da metade das audiências do Mutirão de Combate ao Superendi- vidamento, realizado no Procon Fortaleza, na última quinta-feira, 11, obtiveram acordos e remarcações entre consumidor e empresas. Ao todo, 74% das 93 audiências programas resultaram em acordos. A Principal queixa registrada foi a cobrança abusiva de juros e multas.

Segundo o Procon, os 74% de acordos e remarcações são referentes às audiências em que ocorreu acordo finalizado e satisfatório para as partes envolvidas, “bem como situações em que não se esgotou a possibilidade de renegociação da dívida”. Ou seja, o consumidor apresentou uma nova proposta e a empresa também demonstrou interesse em atendê-lo, mas ainda com critérios a serem analisados, que devem ser acompanhados pelo Procon.

O órgão ainda aponta que pelo menos 15% dos consumidores não aceitaram a oferta de quitação das dívidas, defendendo não possuir condições financeiras de liquidação dos débitos, mesmo quando as empresas atenderam à proposta inicial deles. Apenas 11% das audiências não chegaram a um valor/acordo entre fornecedor e consumidor.

O mutirão integra as atividades realizadas pelo Procon para comemorar os 24 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC). No total, 576 consumidores procuraram o Procon com algum tipo de dívida, entre os dias 1 e 5 de setembro. As principais queixas eram de cobranças abusivas de juros e multas por parte de operadoras de cartão de crédito e de bancos comerciais. As próximas audiências do Mutirão estão marcadas para os dias 10 e 17 de outubro; e 7 e 14 de novembro.

Unidade móvel
Uma unidade móvel do Procon foi montada na Praça do Ferreira e já atendeu cerca de 138 consumidores, o dobro do atendimento diário na sede do órgão. As principais reclamações na unidade móvel, conforme o Procon, foram contra empresas de TV por assinatura e telecomunicações, além de operadoras de cartão de crédito.

Serviço
Procon Fortaleza
Endereço: rua Major Facundo, 869, Centro
Central de Atendimento: 151 (em horário comercial)

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente