Participamos do

Governo entrega 155 viaturas policiais e dos bombeiros em cerimônia no Centro de Eventos

Ao todo, a PM recebeu 131 viaturas, 129 delas de modelo Hilux. Na ocasião, foi realizada a aula inaugural do curso de formação para os 1.095 aprovados do concurso da PM. Expectativa é que candidatos saiam às ruas até o fim do ano
13:00 | Set. 22, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Governador do Ceara, Cid Gomes, fez a entrega de 155 novas viaturas da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros, na manha desta segunda-feira, 22. Ao todo, a PM recebeu 131 viaturas, sendo 129 de modelo Hilux e duas ambulâncias equipadas com rádio e TMD. A entrega das viaturas faz parte de uma medida do "Programa Em Defesa da Vida".

Segundo a Secretaria de Segurança Publica e Defesa Social (SSPDS), 110 viaturas serão destinadas ao Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCom) da Capital, Região Metropolitana e interior do Estado. Outras dez serão para o Batalhão de Policiamento Turístico do Ceará (BPTur), três para o Batalhão de Policiamento de Eventos (BPE), duas para o Batalhão de Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), duas para o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) e duas para a Ronda Ostensiva com Cães (ROCA).

Outras duas ambulâncias reforçarão o trabalho desenvolvido pela Coordenadoria de Saúde e Assistência Social da PM, conforme a SSPDS. A Polícia Civil recebeu dez novas viaturas, que serão distribuídas entre a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), Delegacia de Crimes contra a Administração e Finanças Públicas (DCCAFP), Delegacia de Acidentes e Delitos de Trânsito (DADT) e entre a Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) e Divisão de Proteção ao Estudante (DIPRE).

Para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) serão destinadas 13 viaturas de resgate, tipo ambulância, mais uma do tipo salvamento. Seis delas serão destinadas à Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e as outras nove distribuídas entre os municípios de Aracati, Sobral, Iguatu, Juazeiro do Norte, Crato, Limoeiro do Norte, Crateús, Tauá e Quixeramobim, no interior do Estado.

Aula inaugural
Também no Centro de Eventos, 1.095 aprovados do concurso da PM participaram de aula inaugural do Curso de Formação Profissional para o Cargo de Soldado da Polícia Militar do Ceará (CFP/PMCE) - 4ª turma. Os candidatos vão receber treinamento sobre o processo de formação profissional. A expectativa é que eles saiam às até o fim do ano.

A carga horária e de 1.020 horas-aula, formatadas com base na Matriz Curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (SENASP/MJ), dividido em três módulos: Ensino Fundamental, Ensino Profissional e Ensino Complementar.

A SSPDS explica que cada modalidade contempla aulas teóricas e práticas, envolvendo diversas modalidades como Gestão de Conflitos e Eventos Críticos, Armamento (letal e não letal) e Equipamento, Defesa Pessoal, Inteligência Policial, Estágio Supervisionado de Ação Policial, entre outras disciplinas.

Redação O POVO Online com informações do repórter Thiago Paiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente