Participamos do

Curso de Medicina da UFC promove ação de combate à trombose no Shopping Benfica

Ações marcam Dia Nacional de Prevenção à Trombose, neste sábado, 13, no Shopping Benfica. Os trabalhos incluem aferição de pressão arterial e orientação quanto aos hábitos de controle. A programação é gratuita
15:44 | Set. 09, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
No próximo sábado, 13, é o Dia Nacional de Prevenção à Trombose. Por isso, A Liga de Angiologia e Cirurgia Vascular, do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), fará uma ação gratuita, em homenagem à data, no Shopping Benfica, das 13h às 17 horas. A ação inclui medição de pressão arterial e orientação quanto aos hábitos de controle da doença. A programação é gratuita.

A trombose é uma das doenças mais prevalentes em pacientes hospitalizados. O tromboembolismo venoso, segundo levantamento científico, é a causa de 10% de todos os óbitos em hospitais. Tido como problema de saúde pública, de 2008 a 2010, foram gastos no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) mais de R$ 46 milhões e 500 mil reais com internações por tromboembolismo venoso.
 
Para ampliar a prevenção da doença e detectar possíveis casos de risco, acontece ação no Shopping Benfica. A Liga de Angiologia e Cirurgia Vascular da UFC fará testes básicos, como aferição de pressão arterial e orientação quanto aos hábitos e diversas formas de controle da doença. A ação integra a Campanha pelo Dia Nacional de Prevenção à Trombose, cujo dia é 16 de setembro.

Saiba mais


Tromboembolismo venoso é a ocorrência da trombose venosa profunda com a embolia pulmonar. A trombose venosa profunda é a obstrução das veias profundas por um trombo (coágulo de sangue) e tem como complicação mais grave a embolia pulmonar. A embolia pulmonar ocorre quando um pedaço do trombo, ou mesmo o trombo inteiro (êmbolo) se solta e vai para a circulação do pulmão e pode causar alterações respiratórias, circulatórias e até mesmo a parada cardíaca. A trombose profunda mais comum ocorre nas pernas.

 
Serviço
Aferição de pressão arterial, orientação quanto aos hábitos e diversas formas de controle da trombose.
Sábado (13/9), das 13h às 17 horas.
1º piso do Shopping Benfica (avenida Carapinima, 2200 - Benfica), em frente à loja Esplanada, no primeiro andar.
Outras informações: 3243 1000.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente