Participamos do

Ciclofaixa de lazer será testada aos domingos

Piloto do projeto será implantado no dia 21 de setembro, ligando o Cocó ao Passeio Público. Outras três edições da ciclofaixa de lazer estão previstas
12:36 | Set. 12, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Uma ciclofaixa de lazer será implantada no próximo dia 21 de setembro, ligando a avenida Sebastião de Abreu (no Cocó) ao Passeio Público, conforme apresentado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), na manhã desta sexta-feira, 12. A área de 12 km irá funcionar no domingo, de 7h às 13h, e será sinalizada por 3 mil cones. Na extensão, estão previstas aluguel de bicicletas, orientação educativa sobre o trânsito e até acompanhamento médico.

Segundo o titular da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Luiz Alberto Sabóia, o objetivo da ciclofaixa de lazer é movimentar o esporte e o uso das bicicletas. Inicialmente, estão previstas quatro edições da ação, que devem ocorrer somente aos domingos (outras datas sem definição). Para viabilizar a operação, cerca de 200 pessoas, entre agentes da Autarquia de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), Etufor, Via Livre,Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Guarda Municipal, vão monitorar a extensão da área.

[SAIBAMAIS 2] O projeto piloto integra várias atividades que serão desenvolvidas ao longo do mês, referentes às comemorações da Semana da Mobilidade. Além da ciclofaixa de lazer, o prefeito Roberto Cláudio (Pros) divulgou, no Paço Municipal, as ações previstas, tais como a ampliação da ciclofaixa da Santos Dumont, implantação de um binário no cruzamento da Alberto Sá com Fausto Cabral, reordenamento das vagas de estacionamento rotativo no Centro e implantação de um novo sistemas tecnológico de estacionamento rotativo.

A cada 5 metros da extensão da ciclofaixa de lazer, haverá um cone e sinalização vertical. O percurso compreende as avenidas Sebastião de Abreu, Padre Antônio Tomas, Virgílio Távora, Dom Luís, Desembargador Moreira, Beira Mar, Historiador Raimundo Girão, Rua das Tabajaras, Pessoa Anta e Alberto Nepomuceno. Além do posto de aluguel de bicicletas, o início e o fim do percurso deve abrigar postos médicos e oficinas para reparo das bicicletas.

Serviço
19/09 – Revitalização da zona azul do centro e implantação de 226 vagas na Barão do Rio Branco, Senador Alencar e Senador Pompeu;
21/09 – 1° Piloto da Ciclofaixa de lazer;
22/09 - Ampliação da ciclofaixa da Santos Dumont;
27/09 – Novo binário no Papicu (entre a Alberto Sá e Fausto Cabral);
29/09 - Faixas exclusivas para ônibus na José Bastos (entre Pe. Cícero e Senador Fernandes Távora) e na avenida Domingos Olímpio (entre a Bezerra e Dom Manuel);
30/09 – Sistema tecnológico na zona azul (nas vias perpendiculares ao binário da Santos Dumont e Dom Luís) - no quadrilátero entre Dom Luís, Santos Dumont, Des. Moreira e Virgílio Távora/ Mudança em três linhas de vans (755, 706, 713 – sem percurso definido ainda)

Redação O POVO Online com informações da repórter Thaís Brito

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente