Participamos do

Prefeitura de Fortaleza inaugura Parque do Riacho Maceió

O espaço possui 22 mil metros quadrados e foi recuperado a partir de uma Operação Urbana Consorciada (OUC) entre o Município e uma empresa privada
14:35 | Ago. 01, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Prefeitura de Fortaleza entrega nesta sexta, 1/8, às 17 horas, o Parque do Riacho Maceió. O espaço possui 22 mil metros quadrados e foi recuperado a partir de uma Operação Urbana Consorciada (OUC) entre o Município, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e a Nordeste Participação e Empreendimento (Norpar). O evento contará com a presença do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

 

A área, que receberá o nome de Parque Otacílio Teixeira Lima Neto (Bisão) em homenagem ao arquiteto e urbanista cearense, está localizada no encontro da rua Tereza Hinko com a avenida Beira-Mar, no bairro Mucuripe. A Operação Urbana Consorciada que a revitalizou investiu cerca de R$ 7 milhões na recuperação do recurso hídrico e em obras de drenagem. A iniciativa também ordenou o curso do manancial e realizou o plantio de árvores adequadas no entorno. Com o convênio, a Norpar, além do investimento na implantação do Parque, realizará a manutenção do espaço por 10 anos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

As Operações Urbanas Consorciadas (OUCs) estão previstas na Lei 8.503/2000 e são instrumentos para que a cidade se beneficie de parcerias entre o poder público municipal e empresas. Por meio delas, intervenções planejadas pela Prefeitura são executadas pela iniciativa privada, permitindo ações sociais nas comunidades atendidas, obras de mobilidade e a urbanização de áreas verdes e parques que passam a ser de uso de todos.

 

“O Estatuto das Cidades prevê uma série de instrumentos para possibilitar a criação de uma infraestrutura para a cidade, apesar das limitações de recursos das gestões municipais. Um deles é a Operação Urbana Consorciada, um tipo de Parceria Público-Privada que permite construção de grandes empreendimentos em troca de melhorias urbanas”, explica o coordenador da Coordenadoria de Desenvolvimento Urbano da Seuma, Prisco Bezerra Júnior. Com 34 anos de serviço público na Prefeitura de Fortaleza, ele destaca a relevância desse instrumento como forma de melhoria da prestação do serviço público.

 

Outras duas empresas em Fortaleza já assumiram o compromisso com a cidade e aderiram à Operação. A cidade ganhará um novo Parque Público Urbano, o Sítio Tunga, no bairro Luciano Cavalcante. Nas proximidades da Lagoa do Papicu, o Grupo JCPM, responsável pelo Shopping RioMar, realizará ações sociais, a revitalização e limpeza da lagoa e obras de mobilidade urbana.

 

Otacílio Teixeira Lima Neto, o Bisão

Bisão, apelido herdado quando estudante e relacionado a uma espécie bovina grande e poderosa. Era assim que Otacílio Teixeira Lima Neto gostava de ser chamado. Foi servidor de carreira na Prefeitura de Fortaleza desde 1975, quando assumiu a extinta Coordenadoria de Desenvolvimento Urbano da Secretaria Municipal de Instraestrutura (Seinf), até falecer em dezembro de 2013. Pela prancheta do arquiteto e urbanista, na Prefeitura de Fortaleza, passaram ações importantes como a recuperação do Mercado dos Pinhões e urbanização do entorno, concepção dos parques Adahil Barreto e Alagadiço e o primeiro projeto de urbanização da avenida Beira-Mar e da Praia do Futuro. Foram 38 anos dedicados ao serviço público, projetando um novo desenho para a paisagem urbana de Fortaleza.

 

Serviço

Inauguração do Parque do Riacho Maceió
Dia: 01.08.2014 (sexta-feira)
Horário: 17 horas
Local: Avenida Beira-Mar, esquina com a Rua Tereza Hinko

 Redação O POVO Online com informações da Prefeitura de Fortaleza

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente